
As promoções são menos generosas agora que os vouchers foram alargados.
Tony Dias/Global Imagens
Alunos de colégios não têm direito a manuais oferecidos. Cada híper tem campanhas com descontos próprios.
Os hipermercados e livrarias estão menos agressivos nas campanhas de desconto em manuais escolares, agora que o Ministério da Educação os oferecerá à larga maioria dos alunos. Mas os estudantes do ensino privado, de escolas sem acordo de cooperação com o Estado, terão de os pagar do seu bolso. É a pensar nestas famílias que os vendedores fazem promoções, mas menos generosas do que no passado.
Cada loja tem descontos diferentes, pelo que convém comparar antes de encomendar manuais, livros de apoio ou fichas de exercícios. Numa ronda pelos principais pontos de venda, e olhando só aos manuais, vê-se que, no final da semana passada, três sites apregoavam descontos de 6%.
1,2 milhões de alunos receberão oito milhões de vouchers para livros novos, num custo de 145 milhões para o Estado
Na compra de manuais e cadernos de atividades até ao final do mês de julho, a Note credita os 6% em cartão de fidelização. A FNAC iguala o desconto, mas não define uma data limite para a encomenda. A Staples engloba nos 6% de descontos tanto manuais quanto cadernos de atividades, encomendados até 29 de setembro. A Bertrand avança um desconto de 5% imediato em manuais e cadernos de atividades. Na Wook, o site refere descontos de 5%, mas só nos cadernos de atividades.
Quanto às editoras, a loja da Porto Editora do Porto deu conta de uma campanha de 5% desconto em manuais e de 20% em cadernos apoio, até 19 de agosto. No site da Leya não foi possível encontrar informação sobre descontos sobre manuais comprados sem vouchers (só sobre cadernos de atividades e de apoio).
Nos híperes, o site do Jumbo só refere a venda de manuais mediante a entrega de vouchers. Já o Continente apregoa um desconto de 10% sobre livros escolares e cadernos de atividade (creditados no cartão), mais um talão de 10 euros para outra compra - para reservas até 31 de agosto.
Vouchers
Quem tem direito aos vouchers?
Todos os alunos de escolas públicas ou que, sendo privadas, tenham contrato de associação, desde que este ano tenham entregado os manuais emprestados no ano passado, em condições normais de utilização.
E quem terá manuais usados?
A plataforma Mega vai sortear livros novos e usados por todos os alunos, para que o sistema seja o mais justo possível.
