PSP registou 130 situações de "bullying" e 21 de "cyberbullying" no último ano letivo
Num balanço divulgado esta quinta-feira, a propósito do arranque do ano letivo, a PSP refere que, em 2024/2025, o número de casos de "bullying" e "cyberbullying" diminuiu em relação ao ano anterior.
Corpo do artigo
Com menos quatro casos de "bullying", foram identificadas 130 situações, a que se somam 21 de "cyberbullying", menos nove do que em 2023/2024.
"Esta foi novamente a temática mais trabalhada junto da comunidade escolar, tendo sido realizadas 6336 ações de sensibilização que contaram com a participação de 131.246 alunos, e ainda 1481 contactos individuais de prevenção criminal", refere o comunicado.
No último ano letivo, as esquipas do Programa Escola Segura realizaram um total de 31.640 ações de sensibilização dedicadas a diversos temas, com 730.934 participantes, e 82.834 contactos individuais de prevenção criminal.
Hoje, dia em que mais de 1,6 milhões de alunos começam a regressar às aulas, a Escola Segura vai estar presente nos estabelecimentos de ensino para garantir o regresso às aulas "com toda a tranquilidade".
Para o próximo ano letivo, estão já programadas dez operações nacionais dedicadas à prevenção e sensibilização para o "bullying" e "cyberbullying", direitos humanos e igualdade, prevenção da violência no desporto, delinquência juvenil e posse e uso de armas.
As ações de sensibilização da PSP vão debruçar-se também sobre a utilização segura da internet, número de emergência 112, violência doméstica e no namoro, comportamentos aditivos, maus tratos e abusos sexuais e segurança rodoviária.