As universidades e politécnicos vão disponibilizar quase 16 mil vagas para a segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, cujas candidaturas terminam na quarta-feira.
Corpo do artigo
De acordo com os dados divulgados hoje pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), vão a concurso 15.923 vagas, sendo a esmagadora maioria lugares para os quais não houve candidatos durante a 1.ª fase.
Na primeira tentativa para entrarem no ensino superior, mais 43 mil alunos ficaram colocados numa instituição pública, mas ficaram por ocupar 11.513 vagas.
Leia também Médias de acesso ao Ensino Superior. Saiba se entrou no curso que escolheu
A esse número, somam-se 4401 lugares para os quais houve estudantes colocados, que acabaram por não se inscrever, e outras 20 vagas adicionais.
Entre os cursos com mais vagas disponíveis na segunda fase há vários na área de Engenharia Informática e sobretudo em instituições do interior do país, como a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, os institutos politécnicos de Bragança, Castelo Branco e Guarda.
O prazo de candidatura à segunda fase do concurso nacional de acesso arrancou no dia 25 de agosto e termina na quarta-feira.
Até ao final do dia de domingo, tinham-se candidatado 12.889 estudantes, segundo os dados atualizados diariamente na página da Direção-Geral do Ensino Superior.
Os resultados serão divulgados em 14 de setembro, seguindo-se depois uma terceira fase, entre 23 e 25 de setembro, com as vagas sobrantes.