Apesar de o site onde são feitas as inscrições ter estado bloqueado durante várias horas, conseguiram inscrever-se 5355 pessoas.
Corpo do artigo
É uma adesão sem precedentes. Na terça-feira, primeiro dia de inscrições, durante as poucas horas em que o site esteve acessível foram preenchidas, até às 21 horas, 45% das 12 mil vagas para o Painel Serológico Nacional. Recorde-se que o estudo previa o prazo de um mês para recolher a amostra.
Na cidade do Porto, por exemplo, as vagas para a faixa etária dos 18 aos 54 anos, já estão preenchidas. Em Lisboa também há escalões etários já sem vagas.
"A elevada afluência à plataforma criada para o registo superou em muito todas as estimativas que tínhamos e que eram já muito acima das referências históricas de estudos semelhantes", pode ler-se numa nota enviada à Imprensa.
A mesma nota refere que estão a ser feitos esforços para "resolver as questões técnicas necessárias para assegurar um registo dos voluntários correto e eficiente" e diz esperar que a situação esteja normalizada nos próximos dias, agradecendo o apoio e compreensão de todos os interessados em participar no estudo.
O estudo, que está a ser desenvolvido pelo Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), pretende avaliar com testes serológicos a prevalência da infeção pelo vírus SARS- CoV-2 na população portuguesa seis meses depois do início da pandemia e na entrada de um período crítico.
Os promotores do projeto lembram que as inscrições têm que ser efetuadas exclusivamente através da plataforma www.painelcovid19.pt.
E pedem que as linhas de apoio sejam consultadas apenas para questões relacionadas com o estudo.