Telemóveis, bicicletas, bilhetes na Ticketline ou artigos de puericultura são algumas das recompensas previstas para quem reciclar embalagens no âmbito do projeto de incentivo Do Velho Se Faz Novo, prolongado até junho deste ano.
Corpo do artigo
Desde 18 de janeiro, quem entregar garrafas de plástico nos 33 postos de recolha acumula pontos para trocar por prémios e fica, também, habilitado a participar em passatempos.
Após depositarem as garrafas nas máquinas de recolha existentes em 33 supermercados em Portugal Continental, as pessoas recebem um talão com um código, que permite aceder a uma aplicação, uma plataforma informática que gere os pontos. Cada embalagem vale um ponto. Estes podem ser acumulados e, depois, trocados por prémios.
O catálogo de prémios é atualizado periodicamente. Nesta altura, estão disponíveis, por exemplo, um iphone 11 64G (vale 2400 pontos), uma bicicleta elétrica Urbanglide 140 (1600 pontos) e uma Scooter Ride 80 Boost Urbanglide (1400 pontos). Há outros prémios que requerem menos garrafas, como vouchers da Glovo de cinco euros, à troca por 25 pontos.
Também há passatempos semanais e mensais. O passatempo semanal que termina hoje terá como vencedor o 16.º utilizador a registar 25 garrafas. Na próxima semana, será o 38.º utilizador a registar 25 garrafas. Os vencedores recebem vouchers da Glovo. O primeiro passatempo mensal acontece no final deste mês e tem como prémio uma bicicleta, que será atribuída ao 15.º utilizador a registar 100 garrafas.
A tecnologia da plataforma foi desenvolvida pela startup The Loop Co. João Rodrigues, desta empresa, frisa que a recompensa poderá ser um "caminho" para ajudar a mudar a "mentalidade dos consumidores portugueses em relação à circularidade das embalagens".
A plataforma está a ser implementada em parceria com o projeto Do Velho Se Faz Novo (do consórcio constituído pela Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e pela Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes) e com o projeto Bebidas+Circulares.
Estes projetos, adianta a startup, "encontram-se numa fase experimental, com o objetivo de tornar o sistema de recolha de garrafas de plástico universal a partir do segundo semestre de 2022".