Redes sociais e influencers vendem falsos benefícios das bebidas energéticas

Bebidas energéticas com latas coloridas são apelativas, mas estão a preocupar pediatras e nutricionistas
Foto: Matthew Horwood / Getty Images
Os pediatras e os nutricionistas estão preocupados com os efeitos das bebidas energéticas nos mais novos. O consumo cresceu 50% em dois anos, à boleia de anúncios nas redes sociais e de influencers que promovem benefícios que não existem. O que há são latas com 14 pacotes de açúcar e o risco de morte lá dentro que os pais parecem ignorar.
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Entre os pediatras, há um forte alerta para os riscos e também para a má informação associada ao consumo de bebidas energéticas. "A publicidade, através de redes sociais e de influencers, fala de benefícios, mas estão errados, fora do contexto e não comprovados cientificamente. Alguns países querem mesmo mudar o nome de bebidas energéticas para estimulantes", realçou ao JN, Ricardo Costa, da Ordem dos Médicos. As consequências podem ser nefastas. "Os adolescentes consomem para obter mais energia, sobretudo antes de qualquer atividade, ou para aguentarem melhor à noite, mas esquecem-se dos efeitos, podendo até causar a morte".
