A Proteção Civil registou, entre as 18 de terça-feira e as 7 horas de hoje, 83 ocorrências relacionadas com o mau tempo no continente, sobretudo inundações e queda de árvores, disse à Lusa o comandante José Costa.
Corpo do artigo
O comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) referiu, cerca das 7.15 horas, que naquele período os distritos de Braga, Porto e Aveiro foram os mais afetados.
"Entre as 18 de ontem [terça-feira] e as 7 de hoje foram registadas 83 ocorrências. Trinta e quatro foram quedas de árvores, 22 inundações, 14 limpezas de via, 10 quedas de estruturas e três de movimento de massas", adiantou José Costa, acrescentando que não se registou nenhuma ocorrência grave.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Porto e Braga sob aviso vermelho até às 9 horas de hoje devido à previsão de chuva por vezes forte, acompanhada de trovoada e rajadas de vento.
O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação meteorológica de risco extremo.
O IPMA colocou também os distritos de Viseu, Vila Real, Aveiro, Coimbra e Viana do Castelo sob aviso laranja devido à chuva até às 9 de hoje, passando depois a amarelo até às 21.
Para os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga foi emitido aviso laranja por causa do vento, temporariamente forte com rajadas até 95 quilómetros por hora (km/h) no litoral e terras altas, passando depois a amarelo.
Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar sob aviso amarelo até às 21:00 de hoje devido à chuva, por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada e rajadas de vento.