Representante da República para os Açores começa a receber partidos esta segunda-feira
O representante da República para os Açores começa, esta segunda-feira, a ouvir os partidos políticos eleitos para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma para indigitar o presidente do Governo Regional. Paulo Catarino vai reunir-se com PSD, PS, Chega, IL, BE e PAN. Anuncia decisão na terça-feira, às 18 horas.
Corpo do artigo
De acordo com fonte do Representante da República, Paulo Catarino vai receber os partidos por ordem decrescente de representação na Assembleia Legislativa, começando pela Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM), que venceu as eleições regionais de 4 de fevereiro, às 11 horas. Seguindo-se o PS e, durante a tarde, o Chega e a Iniciativa Liberal.
Na terça-feira, o representante da República para os Açores recebe o Bloco de Esquerda e termina com o PAN. Após as audições, às 18 horas, Paulo Catarino emite um comunicado com a decisão do nome que vai indigitar para o novo Governo Regional dos Açores.
A AD (coligação entre PSD, CDS e PPM) venceu as eleições regionais sem maioria absoluta, elegendo 26 deputados para o parlamento dos Açores (três abaixo dos necessários para conseguir a maioria parlamentar). O PS elegeu menos dois deputados do que em 2020 (23 mandatos) e o Chega cinco (mais três).
Na noite eleitoral, José Manuel Bolieiro, do PSD, disse que governará “com maioria relativa”, faltando agora saber se o Chega irá viabilizar o Governo minoritário, depois de Vasco Cordeiro, líder regional do PS, ter dito que votará contra o programa de governo. O Chega tem dito que só viabiliza o Governo se integrar o Executivo.