Resultados fechados: Santos Silva fica de fora, Chega elege mais dois deputados
É oficial: com a contagem dos votos dos emigrantes fechada, o Chega elegeu mais dois deputados, tendo sido o partido mais votado na emigração. A Aliança Democrática (AD) elege um por fora da Europa e o PS outro pela Europa. Santos Silva está fora do Parlamento.
Corpo do artigo
No círculo eleitoral fora da Europa, a AD liderou com 22,90% dos votos dos portugueses, de acordo com os dados provisórios publicados no site da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI). O Chega ficou em segundo lugar ao arrecadar 18.067 votos, ou seja, 18,27%, e logo a seguir o PS com 14.410 (14,58%). Confirma-se que o socialista Augusto Santos Silva perde o mandato, como o próprio admitiu esta noite em entrevista à SIC Notícias.
Mas foi por pouco que o Chega ultrapassou o PS: o partido de André Ventura conseguiu uma vantagem de 3657 votos que acabou por ditar a saída do atual presidente da Assembleia da República.
A AD elege o antigo secretário de Estado das Comunidades José Cesário. Entra também na Assembleia da República o cabeça de lista do Chega pelo círculo fora da Europa Manuel Magno Alves.
No círculo pela Europa, o Chega ficou à frente ao arrecadar 42 972 votos, o correspondente a 18,31% dos votos escrutinados no círculo europeu. Seguiu-se o PS com cerca de 38 mil votos (16,22%) e a Aliança Democrática 33 350 (14,5%). Estreia-se, assim, no Parlamento, José Dias Fernandes pelo Chega e o socialista Paulo Pisco volta a ser eleito.
É a primeira vez que o Chega elege deputados pelos círculos da emigração. Ainda ao início da tarde, sem serem ainda conhecidos os dados provisórios, André Ventura destacou o "resultado histórico" do seu partido, assumindo que "superou largamente as expectativas".
Nas legislativas de 2022, foi o PS que elegeu os dois mandatos na Europa, com 32,98% neste círculo (cerca de 36 mil votos), mas um fora da Europa. O outro mandato foi conseguido pelo PSD.
Findo o escrutínio destas eleições legislativas antecipadas, no novo hemiciclo a bancada da AD terá 80 deputados, o PS 78 e o Chega 50.