Revista de imprensa: PJ regista 711 casos de abuso sexual de crianças até junho
A Polícia Judiciária registou, só nos primeiros seis meses deste ano, 711 casos de abuso sexual de crianças, depois de, no ano passado, ter contabilizado mil casos, números que não eram atingidos há uma década, assinala o "Público" na edição desta segunda-feira.
Corpo do artigo
Além destes, a PJ contabilizou ainda 21 outros casos de aliciamento de menores para fins sexuais, bem como 293 de lenocínio. Apesar das queixas, são menos os processos de menores em risco que chegam aos tribunais. As autoridades destacam o aumento da componente online nestes crimes, fenómeno que se tem tornado uma das principais preocupações da PJ.
A complexidade crescente obrigou à criação de brigadas especializadas, preparadas para atuar em ambientes digitais e dar resposta a novas formas de criminalidade. Cristina Soeiro, responsável pelo gabinete de psicologia da PJ, sublinha que esta evolução exige "equipa altamente especializada" e acompanhamento contínuo. Nas escolas, o assédio levou à abertura de 30 processos e deu origem a seis demissões nos últimos três anos.
E-Lar deixa de fora apoio a bombas de calor
O E-Lar, o novo programa do Governo de apoio à compra de equipamentos eficientes, vai dar a possibilidade de comprar placas, fornos e termoacumuladores elétricos. Contudo, exclui a tecnologia de bombas de calor, que é a solução mais eficiente do ponto de vista energético, anota o "Público". "Estivemos a ver os equipamentos disponíveis e o que nos causa mais preocupação é o do aquecimento das águas sanitárias. Isto porque os mais eficientes ao nível da fatura são os que têm tecnologia de bomba de calor - e estes não estão incluídos no programa", assinala a porta-voz da Deco Proteste, Mariana Ludovino.
Centro de saúde recusa doente com sintomas de AVC
Um centro de saúde do concelho de Ovar recusou assistir um doente com sintomas de AVC, tendo recomendado à pessoa que fosse por meios próprios ao hospital mais próximo. O caso aconteceu em outubro de 2023: um homem recorreu à USF Alpha, em Válega, com "acentuada assimetria facial e cefaleia intensa à esquerda". Temendo tratar-se de acidente vascular cerebral (AVC), solicitou no secretariado do centro de saúde para ser visto pela médica de família. A secretária informou que não podia ser visto "por indicação da médica" e aconselhou que o utente "recorresse, pelos seus próprios meios, ao hospital mais próximo". O homem acabou por ir à urgência do Hospital de Santa Maria, onde foi diagnosticado com Paralisia de Bell, aponta o "Correio da Manhã".
Auditoria deteta falhas no licenciamento de empresas que vão disputar contratos da Defesa
A auditoria pedida pelo ministro da Defesa, Nuno Melo, para "apurar todas as responsabilidades relativamente a todos os licenciamentos para as atividades de comércio e indústria de bens e tecnologias militares concedidos no Ministério da Defesa Nacional está concluído, tendo detetado "falhas" em licenciamento de empresas, nomeadamente "falta de verificação das estruturas societárias", "atrasos excessivos" na resposta a pedidos e "cerca de duas centenas e meia de processos parados", segundo avançou fonte oficial ao "Diário de Notícias, realçando que estas falhas "não são compatíveis com o ritmo de crescimento dos investimentos previstos".
Air France quer "flexibilidade de gestão" para TAP dar lucros
A Air France-KLM tem vindo a vincular-se ao processo de privatização da TAP desde que o último Governo de António Costa trouxe o tema para cima da mesa, no entanto, o grupo de aviação liderado por Benjamin Smith quer garantias de que pode assumir a gestão da companhia aérea portuguesa sem empecilhos por parte do sócio maioritário. A empresa admite entregar a manifestação de interesse à Parpública, mas a compra tem de significar liberdade para gerir a companhia e colocá-la a dar lucros. O grupo franco-neerlandês espera que o Governo português não se intrometa na gestão.