Noite eleitoral correu de feição aos candidatos do atual presidente, exceto em Paranhos.
Corpo do artigo
A recontagem de votos na União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos e do Centro Histórico obrigou a um atraso na divulgação dos resultados no Porto, mas não colocou em causa a hegemonia de Rui Moreira na cidade.
14163375
Em termos de resultados nas freguesias do Porto, a noite eleitoral do movimento de Rui Moreira só não correu melhor porque não ganhou Paranhos e mesmo a incógnita de quem ganharia na Junta de Freguesia de Cedofeita, Ildefonso, Sé, Miragaia, Nicolau e Vitória acabou por ser desfeita com a vitória de Nuno Cruz. No Centro Histórico, após a cisão com António Fonseca, que concorreu à Câmara pelo Chega, Rui Moreira colocou todas as fichas em Nuno Cruz. Chegou a ser um dos temas quentes da campanha por o antigo pugilista ter recebido 98 mil euros da Autarquia para "serviços relacionados com a gestão" da zona histórica da cidade.
Paranhos vai continuar nas mãos do PSD e, ao contrário de há quatro anos, Campanhã estará ao seu lado graças a um acordo com o candidato socialista Ernesto Santos, que o líder do "Porto. O nosso movimento" não só apoiou como não apresentou candidato à Junta mais oriental da Invicta.
Outra vitória aconteceu na Junta de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde onde, após a morte do presidente Nuno Ortigão, Rui Moreira fez uma aposta em Tiago Mayan Gonçalves, ex-candidato presidencial pela Iniciativa Liberal. "À partida, sou o novo presidente", regozijou-se, ainda sem saber se tinha conseguido maioria absoluta.
"Mas independentemente disso, o importante é perceber" o que a votação significará no que toca à necessidade de "negociação" para o Executivo e Assembleia de Freguesia, disse ao JN.
Outra freguesia onde Rui Moreira conseguiu manter ao seu lado foi o Bonfim. João Aguiar, que venceu a presidência da Junta, admitiu ao JN que "o resultado não é brilhante" porque o objetivo era "ter maioria absoluta". Questionado sobre se perspetiva a criação de pontes para gerir a freguesia após ter falhado aquela meta, destacou que "tudo está em aberto".
festejos em paranhos
Miguel Seabra, candidato à junta de Paranhos pelo PSD/Porto, celebrou na noite eleitoral a "vitória suada" do partido, que mantém a liderança na freguesia com uma "vantagem de quase dois mil votos". "Fomos o alvo e a ira do dr. Rui Moreira", afirmou.
Rui Moreira
Seis Juntas de Freguesia
O movimento de Rui Moreira conseguiu conquistar seis das sete juntas de freguesia do concelho. Junta de freguesia de Paranhos ficou com o bastião do PSD: