Previsões meteorológicas apontam para tempo invernal este sábado.
Corpo do artigo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para este sábado, céu muito nublado e períodos de chuva em todo o território, com especial incidência nas regiões montanhosas do Norte, e com abertas no Alentejo e no Algarve. Também se espera vento forte no litoral e nas terras altas, queda de neve e agitação marítima. Haverá ainda, em Portugal continental, uma pequena descida da temperatura máxima, em especial no interior Norte e Centro e no Alto Alentejo.
O IPMA colocou hoje, até às 3 horas de domingo, os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo sob aviso laranja devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir 10 metros de altura máxima. O aviso passa depois a amarelo até às 12 horas de domingo. Sob aviso amarelo, também devido à agitação marítima, estão os distritos de Beja, Faro e Setúbal.
Sob aviso laranja, mas devido à queda de neve, estão os distritos de Castelo Branco e Guarda, entre as 9 e as 21 horas de hoje, enquanto Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu ficam sob aviso amarelo a partir das 12 horas de hoje até às 9 horas de domingo.
A previsão de vento forte, com rajadas até 75 quilómetros/hora, levou também o IPMA a emitir aviso amarelo para os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Em Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu este aviso está em vigor até às 15 horas de hoje, enquanto em Castelo Branco e na Guarda se prolonga até às 18:00. Já Leiria e Lisboa ficam sob aviso amarelo devido ao vento a partir das 12 até às 18 horas.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Oito barras marítimas fechadas e três condicionadas
De acordo com a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha Portuguesa, as barras de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Portinho da Ericeira e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação.
Já condicionadas estão as barras de Aveiro e da Figueira da Foz (fechadas a embarcações de comprimento inferior a 35 metros) e de Viana do Castelo (encerrada a embarcações de comprimento inferior a 12 metros).