Um fotógrafo norte-americano realizou uma sessão com as imagens mais icónicas do mundo, nas mãos de quem as tirou. "Behind Photographs" é o resultado final.
Corpo do artigo
Todos se recordam da fotografia da menina afegã que apareceu na capa da "National Geographic" em junho de 1985, mas poucos sabem quem a tirou. O mesmo acontece, por exemplo, com a famosa imagem das Torres Gémeas em chamas, capturada a 11 de setembro de 2001.
Para assinalar o poder da imagem, o fotógrafo norte-americano Tim Mantoani localizou os responsáveis por algumas das fotos mais marcantes de sempre e fê-los posar, com as mesmas, para a sua câmara.
[youtube:MInerQNlKb4]
"Chegámos a um ponto da história em que estamos a perder tanto os meios de preservação fotográficos como os fotógrafos icónicos. Enquanto muitas pessoas estão familiarizadas com fotografias icónicas, o público em geral não faz ideia de quem as criou", explica o autor da sessão, que ao longo de cinco anos, com ajuda da sua Polaroid 20x24, capturou imagens de mais de 150 fotógrafos.
O resultado final chegou sob a forma do livro "Tim Mantoani: Behind Photographs", lançado em 2012. No entanto, ainda nos últimos meses algumas publicações têm recordado a obra. Parte das fotografias, e a história por detrás das mesmas, podem ser vistas no site oficial de Tim Mantoani.