São seis os sub-30 que vão sentar-se nas bancadas de São Bento na próxima legislatura. Grande parte repete a presença e o Chega é o mais representado. Houve também quem não tivesse conseguido a reeleição. E quem a possa ainda obter por via indireta.
Corpo do artigo
Madalena Cordeiro, 21 anos, Chega
Era a deputada mais nova do Parlamento e vai continuar a ostentar esse estatuto. Foi décima pelo círculo eleitoral de Lisboa, onde o Chega conseguiu 11 representantes. Natural de Évora e estudante de Direito na Universidade Católica, integrou a Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, além de ter sido suplente noutras quatro.
Lina Pinheiro, 25 anos, Chega
Líder da Juventude Chega no concelho de Vila Nova de Famalicão, foi a quinta dos cinco deputados eleitos pelo partido no distrito de Braga, atrás de Filipe Melo, Rodrigo Taxa, Vanessa Barata, e Carlos Pinto. Vai estrear-se no Parlamento.
Rita Matias, 26 anos, Chega
Cabeça de lista por Setúbal, a presidente da Juventude Chega é uma das figuras mais próximas de André Ventura e ganha o direito a sentar-se no Parlamento pelas terceiras eleições legislativas consecutivas, depois de 2022 e 2024. Gestora financeira, frequenta o mestrado em Ciências Políticas e Relações Internacionais.
Ana Gabriela Cabilhas, 28 anos, AD
Garantiu a reeleição, pelo círculo do Porto. A ex-presidente da Federação Académica do Porto (FAP) era a número três pelo distrito, apenas atrás de Paulo Rangel e Nuno Melo. Mestre em Ciências da Nutrição, na anterior legislatura pertenceu às comissões parlamentares de Saúde, Educação e Ciência, e de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.
Daniel Teixeira, 29 anos, Chega
Repete a presença no Parlamento através do círculo de Setúbal. É contabilista, membro da direção da Juventude Chega e fez parte de quatro comissões: Economia, Ambiente, Cultura e a de inquérito à tutela política da gestão do Grupo Efacec. Contabilista de profissão, frequenta um mestrado em Gestão Administrativa.
Miguel Costa Matos, 30 anos Lisboa
Ex-presidente da JS, tal como Pedro Nuno Santos, depois de ter chegado ao hemiciclo por Setúbal em 2024, foi agora novamente membro da lista do PS por Lisboa, tal como tinha sucedido nas legislativas de 2019, as primeiras em que chegou a deputado, tinha então apenas 25 anos.
Não eleitos e um caso pendente
Martim Arnaut Syder, 30 anos, quinto pela AD em Coimbra, falhou a eleição direta, mas deverá repetir a presença em São Bento se Rita Alarcão Júdice, cabeça de lista pelo distrito e ministra da Justiça, continuar no Governo.
Aos 25 anos, Eva Brás Pinho, advogada mestre em Direito Transnacional e vogal da JSD foi a número 18 da AD por Lisboa e não logrou repetir a presença parlamentar.
De fora ficarão também Bernardo Blanco, 29 anos, e Patrícia Gilvaz, 27, ambos deputados da Iniciativa Liberal, que optaram por não voltar a integrar as listas do partido.