O Governo apresentou na quinta-feira o programa Reforçar, que vista apoiar as empresas exportadoras de Portugal pelo impacto decorrente das tarifas impostas pelos Estados Unidos da América a vários países do Mundo e à União Europeia. Conheça melhor o programa apresentado.
Corpo do artigo
Em que consiste o programa Reforçar?
O programa Reforçar visa apoiar as empresas exportadoras de Portugal, devido à possível quebra das exportações decorrente das tarifas impostas pelos Estados Unidos da América. Destina 10 085 milhões de euros às empresas, 86% dos quais em linhas de crédito.
Quando entra em vigor?
Entra em vigor por fases. Segundo anunciou o Governo, a primeira linha de crédito fica disponível em maio e a segunda em junho. É nesse mês que também entra em vigor o reforço dos seguros de crédito à exportação. Os avisos antecipados do Portugal 2030, PRR e apoios à internacionalização serão lançados até setembro.
O programa avança com tarifas suspensas?
Sim, o programa é definitivo, frisou Pedro Reis: “De uma maneira ou de outra, ou estamos a ser prudentes, ou estamos a colocar mais confiança na nossa economia”.
A quem se destina o programa?
Destina-se a empresas exportadoras ou que se queiram internacionalizar e investir noutros países. Abrange empresas e investidores estrangeiros e portugueses, desde que a base de exportação seja o território nacional.
Quem paga o programa?
Na maior parte são as empresas, pois a banca é que empresta com garantias do Estado ou de fundos europeus. O reforço dos seguros será feito em parceria com bancos promocionais e os apoios diretos à internacionalização advêm de fundos europeus.