O projeto de construção de um novo aeroporto internacional, com capitais privados, seja em Benavente, onde se situa o campo de tiro de Alcochete, ou em Santarém, reúne o apoio dos 11 autarcas que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) Lezíria do Tejo. A garantia é dada ao JN por Pedro Ribeiro, presidente da CIM e da Câmara de Almeirim, eleito pelo PS, que aguarda a marcação de uma reunião, em breve, com os promotores para conhecer esta nova proposta.
Corpo do artigo
"Não falei com todos, mas acredito que concordam com a localização em Benavente ou em Santarém", afirma Pedro Ribeiro. "O importante é que possa ficar no nosso território", acrescenta. A sua convicção baseia-se no histórico de unanimidade nas decisões tomadas na CIM, independentemente da cor política. E assegura que, a partir do momento em que haja um estudo que prove a sua viabilidade, fará "lobby, no bom sentido" dentro do PS.
João Moura, presidente da Distrital de Santarém do PSD, garante ao JN que ainda não falou sobre o assunto com o presidente do partido, Luís Montenegro, e esclarece que só o fará quando o anúncio for formalizado.
"Não há uma proposta em concreto, mas, se se concretizar, vejo com bons olhos", admite. "Agora, quem tem de tomar a decisão é o PS. Não temos de ser nós a procurar soluções, mas António Costa."
Equilíbrio nacional
"No dia em que o PSD estiver no Governo, bater-me-ia por esse projeto que seria consensual no seio do partido", assegura João Moura. "E não o digo numa lógica regional, mas numa lógica racional, de equilíbrio nacional", argumenta. "Portugal tem de se libertar das amarras de Lisboa. Santarém estaria mais próximo de Fátima, Leiria, Castelo Branco, Covilhã, Coimbra e Portalegre".
Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, prefere não se pronunciar enquanto os promotores não apresentarem o projeto ao executivo municipal e aos municípios da CIM Lezíria do Tejo. "Só falarei no final do mês". Contudo, não esconde que a ideia lhe agrada. Hugo Costa, presidente da Distrital do PS de Santarém, e Domingos Chambel, presidente da Nersant, não comentam porque desconhecem a proposta.
Humberto Pedrosa?
Os nomes dos promotores e dos investidores continua no segredo dos deuses. No entanto, a SIC avançou que Humberto Pedrosa, ex-acionista da TAP, é o "rosto principal do plano". A construção de um novo aeroporto internacional foi um dos principais temas debatidos entre o primeiro-ministro António Costa e Luís Montenegro, após este ter tomado posse como presidente do PSD.