Santuário de Fátima vigiado por 800 militares da GNR e 17 câmaras
Há meses que a GNR prepara aquela que será a maior operação de segurança de uma peregrinação ao santuário de Fátima. De 10 a 14 de Maio estarão na cidade cerca de 800 militares das mais diversas valências da Guarda que vão assegurar o êxito da visita do Papa.
Corpo do artigo
"Vamos ter empenhados todos os elementos do Comando Territorial de Santarém, cujos militares não terão folgas nem férias entre os dias 8 a 16 de Maio" disse ao JN o major Henrique Armindo.
Segundo o oficial de relações públicas da Guarda, vão ser envolvidos militares de oito comandos territoriais, as unidades Nacional de Trânsito, de Segurança e Honras de Estado, de Apoio Geral (transmissões e técnicos), da Escola da Guarda e a Unidade de Intervenção. Vão ainda estar em Fátima elementos da investigação criminal, binómios, divisão de explosivos e militares a cavalo, mota e apeados.
"Todas as unidades que vão estar no terreno vêm preparadas para uma operação deste género e vamos ter pessoal especializado neste tipo de eventos", garantiu o responsável.
Para esta operação de segurança, que "será a de maior envergadura da Guarda" e a que "exige cuidados especiais", sustentou o militar, GNR tem montada uma nova sala de operações, localizada num hotel, junto ao Posto da cidade. "Esta sala moderna e muito bem equipada permitirá a tomadas de decisões rápidas", explicou o major Armindo.
Uma das preocupações dos militares reside na afluência de peregrinos ao santuário. Muitos começarão a chegar ao recinto na manhã do dia 12 de Maio, depois de percorreram a pé centenas de quilómetros. Durante esse dia chegarão os peregrinos que viajam de automóvel e de autocarro.
Para garantir a segurança de todos, a GNR optou por montar nove câmaras de videovigilância nos principais acessos à cidade, nomeadamente junto à auto-estrada do Norte (A1) e ainda na EN360, aquela que vai ser percorrida pela viatura que transportará Bento XVI desde o Estádio Municipal - onde aterrará o helicóptero - até ao santuário. "A GNR contará com a cooperação das rádios que irão divulgando a situação de trânsito e os acessos alternativos", explicou o responsável, apelando aos peregrinos que "sintonizem qualquer estação de rádio e sigam as instruções".
A estas câmaras instaladas nos acessos, juntam-se as oito já existentes no recinto do santuário e que são controladas pela GNR. Estão instaladas no local onde se podem adquirir velas e ainda na área da sua queima, na Capelinha das Aparições, nas colunatas Sul e Norte (duas câmaras), nas imediações da Casa de Nossa Senhora do Carmo e na zona da Igreja da Santíssima Trindade (mais duas). Este sistema, que representa um investimento de 80 mil euros, está a funcionar desde 11 de Maio de 2009.