Direção-Geral de Saúde revela que só 20% dos utentes são encaminhados para as urgências.
Corpo do artigo
A Linha Saúde 24 atende uma média de 2600 chamadas por dia. Os números foram revelados na tarde desta terça-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS). O serviço faz dez anos e, desde que foi criado, recebeu mais de sete milhões de chamadas de mais de 2,3 milhões utentes.
Segundo a DGS, só 20% dos doentes que contactam a linha são encaminhados para as urgências, enquanto que 30% recebem conselhos de "autocuidados". Por outro lado, as estatísticas mostram que metade das chamadas são atendidas entre as 17 horas e as 02 da manhã e que 40% da atividade da Linha ocorre durante o período de Inverno.
Quanto ao perfil do utilizador da Saúde 24, a DGS sublinha que se trata maioritariamente de jovens - com grupos prevalentes até aos 10 anos e dos 25 aos 44 anos -, do sexo feminino e residentes nas grandes cidades do Litoral. No entanto, os cidadãos com mais de 65 anos estão a utilizar mais os serviços, representando atualmente 17% do total dos utilizadores.
5575472
As estatísticas foram divulgadas uma semana depois de o bastonário da Ordem dos Médicos ter pedido publicamente o fim da Linha Saúde 24, por considerar que se trata de um serviço "inútil".
José Manuel Silva afirmou que o serviço "não resolve nenhum problema de saúde" e acrescentou, em declarações à Renascença: "Considero, aliás, que deveria ser extinto pela sua inutilidade, como é simples de avaliar pelos números".