A paragem de produção de energia na barragem do Ermal (Guilhofrei), em Vieira do Minho, é uma das novas medidas determinadas face ao agravamento dos níveis de seca extrema no país. A informação foi avançada esta quinta-feira por Pimenta Machado, vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), numa reunião com autarcas e responsáveis do setor da água em Ponte da Barca.
Corpo do artigo
14666843
No fim dessa sessão, anunciou que serão feitas ações de limpeza nas barragens de Alto Lindoso e Touvedo (Ponte da Barca), Caniçada (Terras de Bouro e Vieira do Minho) e Vila Chã (Alijó).
"Na barragem do Ermal, de Guilhofrei vamos também restringir a produção de energia à cota 322, a partir da qual não se produz, só apenas para garantir água para consumo humano, quer na albufeira das Andorinhas, quer na captação de água que alimenta Guimarães e Vizela", anunciou Pimenta Machado.
Com esta medida, sobem para cinco as barragens paradas no país. Já estavam sem produção as do Alto Lindoso/Touvedo, Alto Rabagão, Vilar/Tabuaço, Cabril e Castelo de Bode.
"O território passou de seca extrema de 36% para 66%. Está quase 100% em seca extrema e severa", justificou o responsável, adiantando que "janeiro e fevereiro foram os mais secos de sempre, desde que fazemos registo".
Boas notícias
O responsável da APA considera que as previsões de precipitação do IPMA, principalmente para a zona Sul do país, são animadoras. "Prevê-se chuva para o fim de semana e na semana seguinte. É sempre uma boa notícia. Esperamos recuperar níveis nas albufeiras e alguma humidade nos solos", disse, acrescentando que entre "as boas notícias" está também a recuperação de "mais de três metros no Lindoso".
"Encaixamos mais de seis hectómetros cúbicos. A barragem está a recuperar. As chuvas têm ajudado a isso. E também no Alto Rabagão e Vilar/Tabuaço, onde restringimos a produção de energia", indicou, adiantando que a situação de seca vai ser aproveitada para realizar ações de limpeza em albufeiras.
No caso do Alto Lindoso e Touvedo, "vai ser removida uma espécie infestante que é a pinheirinha". E está prevista "para muito em breve, uma grande operação de limpeza" na barragem da Caniçada, que inclui remoção de lixo e resolução de "algumas situações ilegais" Também será limpa a albufeira de Vila Chã em Alijó e a do Touvedo, de onde saem todos os anos, 12 milhões de metros cúbicos de água para o Alto Minho.
"É a grande origem de água para a região e é preciso manter a qualidade", concluiu.