O primeiro-ministro e o líder do PS deverão reunir-se esta quinta-feira, ao final do dia, para discutir a possível viabilização do Orçamento do Estado. Esta será o segundo encontro entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos no âmbito das negociações.
Corpo do artigo
A reunião irá realizar-se na residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, após o debate quinzenal na Assembleia da República. O plenário tem início às 15 horas e deverá terminar ao início da noite.
O corte no IRC e o IRS Jovem são as duas grandes medidas que separam Governo e socialistas. Pedro Nuno Santos propôs recentemente que o IRS Jovem seja substituído por três medidas: investimento em habitação para jovens, aumento extraordinário de pensões e exclusividade dos médicos no SNS. Também criticou a forma "transversal e sem critério" como o Executivo quer fazer baixar o IRC das empresas.
Montenegro descreveu a alternativa avançada pelos socialistas como "radical e inflexível". "lNo entanto, prometeu que, esta semana, iria apresentar uma "contraproposta" ao PS, com o objetivo de "aproximar posições". Esta terça-feira, afirmou que está a preparar uma proposta que diz ser "irrecusável" para qualquer partido que tenha "boa-fé", "lealdade" ou "sentido de interesse nacional".
Com a possibilidade de novas eleições no horizonte, tem havido várias vozes nos últimos dias, sobretudo à Direita, a apelar a um entendimento entre Governo e PS que permita fazer aprovar o Orçamento do Estado.