A partir de 10 de janeiro, seis candidatos a bastonário da Ordem dos Médicos (OM) vão a votos. São eles Alexandre Valentim Lourenço, Carlos Cortes, Rui Nunes, Fausto Pinto, Jaime Branco e Bruno Maia. O médico Miguel Guimarães está no final do segundo mandato.
Corpo do artigo
Terminou esta segunda-feira o prazo de apresentação de candidaturas e não há novos nomes nas listas, apontou a OM ao JN.
Na próxima semana, a 28 de novembro, termina a "verificação da regularidade das candidaturas e a elegibilidade dos candidatos", de acordo com o calendário eleitoral para o triénio 2023-2025.
Entre os candidatos estão Alexandre Valentim Lourenço, atual presidente do Conselho Regional Sul da OM, e Carlos Cortes, presidente do Conselho Regional do Centro da OM. A ele juntam-se o otorrinolaringologista Rui Nunes, o cardiologista Fausto Pinto, o reumatologista Jaime Branco e o neurologista Bruno Maia.
Num debate no final de outubro, os seis candidatos mostraram-se a favor da criação da especialidade de Medicina Paliativa, após serem questionados pela médica Isabel Galriça Neto, que trabalha há décadas na área. As eleições decorrem entre 10 e 19 de janeiro.