Para evitar "ficar de molho" durante o Natal e Ano Novo, há uma lista de recomendações que podem ajudar a reforçar o sistema imunitário. Sexo, chá e cogumelos ajudam a manter-se saudável.
Corpo do artigo
Não partilhe canetas
As canetas armazenam e transmitem bactérias, por isso um especialista ouvido pelo jornal inglês "Mirror" recomenda que mantenha um conjunto privado deste material de escritório.
Consuma vitamina D
Apesar de ser habitual associar-se o consumo de vitamina C à prevenção de constipações, um consultor médico da Pharma Nord revela que a vitamina D3 poderá ser mais eficaz. Salmão, queijo fresco, gema de ovo e cereais podem ser uma opção.
Organize festas
Os investigadores da Carnegie Mellon University, nos EUA, descobriram que quem se encontra regularmente com família, amigos, vizinhos e colegas de trabalho está mais imune às constipações.
Beba chá
O chá de camomila tem, de acordo com o Imperial College of London, níveis altos de um composto associado com atividade antibacteriana.
Discuta com civismo
Um estudo da Universidade da Califórnia, nos EUA, garante que os casais que têm discussões construtivas sobre os problemas no casamento têm um nível mais elevado de células sanguíneas que combatem as infeções.
Arranje um animal de estimação
A universidade norte-americana de Wilkes afirma que fazer festas a um cão durante 18 minutos aumenta a produção de anticorpos. Um outro estudo mostrou que bebés que crescem numa casa com animais de estimação têm menos constipações e infeções de ouvidos.
Coma cogumelos
"Estudos mostram que os cogumelos, principalmente os "shitake", aumentam as defesas do organismo", afirmou ao "Mirror" o nutricionista Rob Hobson. Os cogumelos são também ricos em vitamina D.
Faça sexo
Estudos mostram que fazer sexo regularmente aumenta os níveis de anticorpos que o podem defender das gripes e constipações.
Passeie
Passear em parques e florestas fortifica o trabalho do sistema imunitário, revelam estudos científicos.