SmartSIGN S2X é o nome de um projeto de investigação para o desenvolvimento de sinais de trânsito inteligentes, que irão contribuir para a redução da sinistralidade rodoviária. Está a ser desenvolvido por três investigadores quatro alunos de mestrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
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Dentro de dois anos, os condutores vão ter acesso antecipado a informação sobre o que os rodeia, enquanto estão a viajar, para que possam adotar o comportamento mais ajustado às circunstâncias, em termos de segurança. O projeto de investigação está a ser desenvolvido por três investigadores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria e por quatro alunos de mestrado, e quer reduzir a sinistralidade nas estradas.
Investigador responsável pelo projeto e docente de Engenharia Eletrotécnica, Sérgio Faria, 56 anos, explica que o projeto SmartSIGN S2X - Desenvolvimento de Sinalização Rodoviária Inteligente está a ser criado para uma empresa de Ansião, fabricante de sinais de trânsito, que se quer preparar para o futuro. "Este projeto insere-se na área das smart cities e tem uma preocupação específica com a segurança".
Para tal, Sérgio Faria revela que será facultada informação aos condutores sobre o que vão encontrar num raio de 100 a 200 metros, tais como obras, escolas, a existência de ciclistas ou de pessoas a praticarem jogging, para adaptarem a condução a essas situações em concreto. A título de exemplo, refere que será possível dar a indicação ao condutor para reduzir a velocidade quando os alunos entram e saem do recinto escolar.
Sérgio Faria adianta que, numa fase inicial, foi realizado um estudo da propagação das comunicações e, agora, está a ser desenvolvido um circuito eletrónico para colocar no sinal e projetar a antena, embutida no próprio sinal, dotado de um painel solar, para possibilitar a comunicação com o veículo. "Estamos ainda a desenvolver o algoritmo para detetar os sinais de trânsito na área circundante para onde o veículo se dirige", assegura.
A comunicação com as viaturas será feita através de uma tecnologia, em fase de desenvolvimento, a nível mundial, pelos fabricantes de automóveis, associadas ao Wi-Fi ou ao 5G, revela Sérgio Faria. A informação é disponibilizada aos condutores através de um LCD, de um tablet ou de um dispositivo autónomo, como o GPS. O investigador acredita que, no futuro, será possível acompanhar a contagem decrescente dos semáforos nestes dispositivos.
Iniciado em abril de 2020 pelos investigadores Sérgio Faria, Carlos Rabadão e Nuno Martinho e pelos alunos bolseiros, o SmartSIGN S2X estará concluído no prazo de três anos.
O docente de Engenharia Eletrotécnica garante que, no próximo ano, os sinais de trânsito inteligentes serão testados no campus da ESTG e, depois, na zona industrial de Ansião, onde a empresa se localiza. Numa fase posterior, a intenção é alargar o projeto ao resto do país