Apenas 19% dos homens portugueses, com mais de 18 anos, desempenha tarefas domésticas diariamente, como cozinhar e limpar a casa. Essa é uma das conclusões de um estudo do Eurostat, divulgado esta quarta-feira.
Corpo do artigo
No estudo "A vida das mulheres e dos homens na Europa - um retrato estatístico" conclui-se que, na União Europeia (UE), ainda há uma percentagem maior de mulheres do que homens a cuidar dos filhos e da lida doméstica diária.
O fosso maior situa-se no desempenho de tarefas domésticas diárias, como cozinhar e limpar a casa. Algo que ainda é predominantemente feito pelas mulheres. Segundo o Eurostat, 78% das mulheres portuguesas com mais de 18 anos dizem que essa é uma competência sua. E apenas 19% dos homens, na mesma faixa etária, assumem executar tarefas domésticas diárias. Uma média que coloca o País na cauda da UE, onde 34% dos homens dizem que limpam a casa ou cozinham diariamente.
A diferença atenua-se quando se trata de cuidar dos filhos. Embora ainda existam mais mulheres do que homens a dizer que essa é uma competência sua, o certo é que em Portugal são cada vez mais os homens que partilham essa responsabilidade. Aliás, nesse âmbito, Portugal é o terceiro país da UE com menor diferença entre homens e mulheres.
Enquanto a média europeia é de que 68% dos homens cuidam dos filhos, em Portugal essa tarefa é assumida por 87% dos homens e 99% das mulheres, o que leva a interpretar que são cada vez mais os casos de casais que partilham a responsabilidade de cuidar dos filhos.