Governo criou logística para 1,2 milhões de pessoas, cinco vezes mais do que em 2021, mas inscritos ficaram aquém.
Corpo do artigo
Após cinco dias de inscrições para o voto antecipado em mobilidade, os eleitores que pediram para ir às urnas já este domingo, dia 23, rondam apenas os 316 mil inscritos. O Governo quis adaptar a logística a 1,2 milhões de pessoas, recomendando às autarquias 2606 mesas para fazer face a esta estimativa ambiciosa, que multiplicou por cinco as 246 922 inscrições registadas nas presidenciais de 2021. Mas só houve mais 68 863 inscritos, totalizando 315 785.
Resta saber quantos irão já amanhã participar no sufrágio das legislativas, uma vez que, se por algum motivo não concretizarem o voto antecipado em mobilidade, podem sempre exercer esse direito no dia 30, mas no local onde estão recenseados.
Aliás, aproveitando este balanço final de cinco dias de inscrição, o MAI voltou na sexta-feira a recordar precisamente que os eleitores inscritos no voto em mobilidade podem votar no dia 30, caso não exerçam o seu direito de voto no dia 23.
Nas eleições para Belém há um ano, em plena pandemia, dos 246 922 inscritos, apenas votaram uma semana antes das presidenciais 197 903 recenseados no território nacional, segundo dados transmitidos pelo Ministério da Administração Interna (MAI).
Costa vota no Porto
Antes, nas legislativas de 2019, mais de 56 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade. Lisboa foi o distrito com mais pedidos, seguido pelo Porto e por Coimbra. Votaram uma semana antes 50 638 eleitores. Para o Parlamento Europeu, estavam inscritos 19 584 e votaram 13 455.
Para estas legislativas antecipadas, logo no primeiro dia, António Costa anunciou que escolheu exercer o direito de voto antecipado em mobilidade no Porto, este domingo. Um anúncio que gerou uma troca de acusações com Rui Rio. O líder do PSD atirou nas redes sociais que Costa queria uma "forma airosa" de não votar nele próprio quando, na verdade, o líder do PS votará para o círculo de Lisboa, pelo qual é candidato.
Pormenores
Podem votar a 30
O MAI recorda que os eleitores que se tenham inscrito no voto antecipado em mobilidade podem sempre votar no dia 30, caso não exerçam o seu direito de voto no dia 23.
Segurança sanitária
O Ministério apela "a todos para o rigoroso cumprimento das normas de segurança sanitária durante o exercício de voto", como "utilização de caneta própria e de máscara; distanciamento social e higienização das mãos".