Só cinco das 14 urgências pediátricas estão abertas 24 horas na região de Lisboa
Das 14 urgências pediátricas da região de Lisboa e Vale do Tejo, apenas cinco mantêm-se abertas 24 horas: Dona Estefânia, Santa Maria, Cascais, Vila Franca de Xira e Santarém. Os constrangimentos estão a ter impacto nos grandes hospitais, que registam um aumento da afluência de doentes e o risco de ficarem sem camas.
Corpo do artigo
A recusa dos médicos em realizar mais de 150 horas extra por ano, o limite previsto por lei, está a dificultar a elaboração das escalas de novembro nas urgências de vários hospitais. Uma das especialidades atingidas é pediatria. Em 14 urgências desta especialidade na região de Lisboa e Vale do Tejo, apenas cinco mantêm-se abertas 24 horas: Dona Estefânia, Santa Maria, Cascais, Vila Franca de Xira e Santarém. Na zona da Grande Lisboa, os constrangimentos estão a ter impacto nos grandes hospitais, que registam um aumento da afluência de doentes e o risco de ficarem sem camas.
O diretor da área da pediatria do Centro Hospitalar Lisboa Central, ao qual pertence o Hospital Dona Estefânia, disse estar preocupado com a possível falta de camas em internamento, que terá consequências no agravamento das listas de espera de cirurgias programadas. “Estou preocupado com a triagem pré-atendimento. A linha SNS24 não pode ter a capacidade nem a responsabilidade de perceber se um doente está gravemente doente ou só está doente”, acrescentou João Estrada, à Rádio Renascença.