Ministério da Educação, Ciência e Inovação faz balanço positiva da primeira semana de provas-ensaio feitas por alunos do 4.º, 6.º e 9.º anos. Problemas técnicos com computadores ou rede foram "pontuais" e serviços estão a analisar, revelou o Governo.
Corpo do artigo
O número de dificuldades técnicas reportado pelas escolas, no final da primeira semana de provas-ensaio, foi “residual”, garantiu esta sexta-feira o MECI. As escolas terão conseguido resolver a “grande maioria dos casos”.
“Os casos pontuais em que essas dificuldades impediram os alunos de realizar integralmente as suas provas-ensaio estão sob análise por parte dos serviços do MECI, para identificação dos problemas e a sua resolução atempada até à realização das provas ModA” e do 9.º ano, assegura o Governo.
No balanço, o MECI revela que as provas de Português foram feitas por 271036 alunos do 4.º, 6.º e 9.º anos. Os dias mais escolhidos pelas escolas foram a quarta (72 566), terça (66 103) e quinta-feira (59 927). Na próxima semana, os alunos do 4.º fazem prova a Inglês e os do 6.º a História e Geografia de Portugal. Entre 24 e 28 de fevereiro será a vez dos testes a Matemática que também abrangem a matéria de Estudo do Meio (4.º) e de Ciências Naturais (6.º).
O Governo recorda que as provas-ensaio têm três objetivos: os alunos fazerem um teste digital antes da avaliação no final do ano, as escolas prepararem a logística e a recolha de informação para melhorar a avaliação externa.
As provas ModA e do 9.º ano vão realizar-se entre 19 de maio e 25 de junho.