Não há, neste momento, casos confirmados de infeção por Covid-19 em Portugal. Ainda assim, nas últimas 24 horas, surgiram 27 novos casos suspeitos, avança a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Corpo do artigo
11864103
11861911
Em comunicado, a DGS esclarece que, até agora, no total, foram registados 52 casos suspeitos, 36 dos quais com resultado negativo após testes laboratoriais. Aguardam-se novidades quanto aos restantes.
De recordar que, ao final da tarde desta quinta-feira, fonte da DGS tinha adiantado ao JN que ainda não havia nenhum paciente com infeção pelo novo coronavírus em todo o país.
11861263
Os 27 novos casos são de "cidadãos provenientes do norte de Itália" e um "do Japão". O risco para a saúde pública em Portugal é, assim, "moderado a elevado".
O balanço provisório da epidemia do coronavírus Covid-19 é de 2.800 mortos e mais de 82 mil pessoas infetadas, de acordo com dados reportados por 48 países e territórios. Das pessoas infetadas, mais de 33 mil recuperaram.
Além de 2.744 mortos na China, onde o surto começou no final do ano passado, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França, Hong Kong e Taiwan.
A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência de saúde pública de âmbito internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão nos últimos dias.
O único caso conhecido de um português infetado pelo novo vírus é o de um tripulante de um navio de cruzeiros que foi internado num hospital da cidade japonesa de Okazaki, situada a cerca de 300 quilómetros a sudoeste de Tóquio.