Vários hotéis do Porto estão a receber cancelamentos de reservas de grupos de turistas da China, Tailândia, EUA, Itália e Grécia, mas a associação de hoteleiros diz que as anulações devido à epidemia do coronavírus Covid-19 são ainda residuais.
Corpo do artigo
"Temos tido alguns pedidos de cancelamentos de grupos com 20 a 40 pessoas provenientes da Tailândia e da China e o motivo que apresentam é o coronavírus [Covid-19]", refere Marcelo Guedes, executivo de vendas no Hotel Monumental Palace, localizado na Avenida dos Aliados do Porto.
Segundo Marcelo Guedes, os cancelamentos começaram a registar-se desde há 15 dias.
No Hotel Inca, na zona de Cedofeita, o volume de reservas canceladas nos últimos dois dias foi na ordem das 40 pessoas, disse à Lusa Armanda Silva, chefe de receção naquela unidade.
"Dois grupos, um oriundo de Itália e outro da Grécia, cancelaram na terça e quarta-feira passadas, respetivamente", acrescentou.
11865378
No Hotel NH Collection Porto também há registos de cancelamentos de reservas relacionados diretamente com o coronavírus.
"Houve quatro cancelamentos de clientes norte-americanos nos últimos dias", declarou Bruno Monteiro, funcionário daquela unidade hoteleira, localizada na Praça da Batalha, no centro do Porto.
No Grande Hotel do Porto, localizado na Rua de Santa Catarina, houve "dois cancelamentos de reservas esta semana de clientes provenientes de Itália", adiantou António Moreira, do departamento de reservas da unidade hoteleira.
11861911
Em entrevista telefónica à Lusa, o presidente da Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo (APHORT), Rodrigo Pinto Barros, admitiu que a epidemia do coronavírus Covid-19 está a preocupar os associados -- 6.500 hoteleiros de Norte a sul do país -- e que todos foram avisados para seguirem as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) para as políticas de prevenção e higiene.
"O turismo é sensível a esta situação [da eventual pandemia], mas para já os cancelamentos são residuais. Há grupos a cancelar por precaução, mas a situação está sob controlo", acrescentou o presidente da APHORT.
A Direção Geral da Saúde comprometeu-se a divulgar, "nos próximos dias", uma orientação específica para o setor, no âmbito do novo coronavírus, designado Covid-19.
Conforme apontou a associação em comunicado, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, comprometeu-se a divulgar, "nos próximos dias, uma orientação específica para a hotelaria", à semelhança das que já foram divulgadas para as empresas, aeroportos, companhias aéreas, agências de navegação, autoridades marítimas e portuárias.