O tempo de espera na linha SNS24 quintuplicou nos primeiros cinco meses deste ano, que foi acompanhado também pelo aumento do número de chamadas atendidas pelo centro de contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
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Entre janeiro e maio de 2025, o serviço atendeu perto de 2,7 milhões de utentes, um aumento de 112% face ao mesmo período de 2024, quando o volume de chamadas atendidas foi de cerca de 1,2 milhões, adianta o jornal "Observador", que cita dados do Portal de Transparência do SNS.
Há hoje mais pessoas a ligar para o SNS24 antes de se deslocarem a uma urgência. Aliás, os últimos governos, sejam do PS ou da AD, têm inclusive chamado ao serviço telefónico a “porta de entrada no SNS”. Existem vários projetos-pilotos de hospitais, que exigem uma referenciação prévia do SNS24, e o SNS Grávida, que encaminha as grávidas para as urgências de obstetrícia e ginecologia em pleno funcionamento na sua área de residência.
Com mais chamadas atendidas, também o tempo de espera subiu. Nos primeiros cinco meses deste ano, o tempo médio de espera ultrapassou os oito minutos. No ano passado, no mesmo período, a espera era de menos de um minuto e meio, uma subida de 576%.
O mês de janeiro, com mais casos de infeções respiratórias, é aquele em que o tempo médio de espera é o maior. Em janeiro deste ano passou os 12 minutos.
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), que gerem a linha SNS24, apontaram ao "Observador" que, “em determinados períodos, a procura pela linha SNS 24 é maior, podendo resultar no aumento do tempo médio de espera”. Os SPMS revelam que há mais de três mil profissionais de saúde a trabalhar no atendimento do SNS24.
O SNS24 está disponível através do número 808 242 424, todos os dias, durante 24 horas.

