Todo o país apresenta, este sábado, risco "alto" de exposição à radiação ultravioleta. Saiba como proteger-se.
Corpo do artigo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aconselha a população a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar.
Pensar que o sol nesta altura do ano não faz mal é um engano, pois o sol agora é tão perigoso como no verão. Por isso, nos passeios à praia e atividades ao ar livre use creme protetor e evite o pico solar entre as 12 e as 16 horas.
A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo.
O IPMA prevê para as regiões norte e centro de Portugal continental céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao meio da manhã.
Prevê ainda um aumento temporário de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros, e uma pequena subida da temperatura máxima.
Para a região sul, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial durante a tarde e nas regiões do interior, e uma pequena subida da temperatura máxima.
As temperaturas máximas previstas para são de 22 graus Celsius para Lisboa, 18 para o Porto e 19 para Faro.