O cancro do colo do útero é dos mais comuns entre as mulheres. O novo regime de tratamento foi testado durante dez anos, num ensaio, no Reino Unido: reduz em 40% o risco de morte e em 35% as recaídas em cinco anos.
Corpo do artigo
A coordenadora da pesquisa, Mary McCormack, em entrevista ao jornal britânico "The Guardian", garantiu que os resultados do novo tratamento são o maior avanço contra a doença em 25 anos.
O cancro do colo do útero é o quarto mais comum em mulheres no mundo, com cerca de 660 mil novos casos e 350 mil mortes por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Muitas das mulheres afetadas estão na faixa dos 30 anos e, apesar das melhorias no tratamento, o cancro retorna em até 30% dos casos. No Reino Unido, o registo aponta para cerca de 3.200 casos e 800 mortes por ano. Em Portugal, de acordo com o registo Oncológico Nacional 2020, publicado há quase um ano, a incidência é de 484 casos e de 203 mortes por ano. No caso do cancro do corpo do útero, oitavo com maior taxa de incidência, em Portugal, o registo é de 925 novos casos e 276 mortes por ano.