A PSP deteve, pelo menos, três pessoas por desacatos quando a manifestação do Grupo 1143 se preparava para sair da Praça D. João I, em direção aos Aliados. As detenções foram de pessoas externas à manifestação.
Corpo do artigo
Até às 18 horas, a PSP do Porto já tinha feito pelo menos três detenções de jovens que provocaram os manifestantes do Grupo 1143, o coletivo ultranacionalista e salazarista liderado por Mário Machado que se manifesta nas ruas do Porto sob o mote “Menos imigração, Mais habitação”.
A primeira detenção ocorreu após uma escaramuça originada quando uma mulher se pôs em frente aos manifestantes de extrema-direita a filmar, tendo suscitado uma reação violenta por parte de alguns apoiantes. Pouco depois, vários homens vieram em defesa da mulher e entraram num confronto com os manifestantes. A PSP sanou-o rapidamente, mas deteve um jovem que estava todo vestido de preto e de máscara a tapar o rosto.
A saída da Praça D. João I foi demorada por questões de segurança. Quando se preparavam para sair, os manifestantes foram novamente provocados por jovens de rosto tapado e, sempre que isso acontecia, reagiam. A segunda escaramuça da qual resultaram mais dois jovens detidos, ambos do sexo masculino, ocorreu junto a um dispositivo da PSP, pelo que os agentes logo identificaram os autores do desacato. Um foi detido de imediato e o outro fugiu pela rua de Sá da Bandeira acima, mas correu poucos metros até ser intercetado pelas motas da PSP, e detido.
Enquanto as escaramuças aconteciam, Mário Machado repetia apelos à calma, no megafone: “A extrema-esquerda veio para a nossa manifestação provocar, atirar pedras e desestabilizar. Não reajam, nós somos melhores”.
O caminho rumo aos Aliados ficou marcado por apupos e insultos entre os manifestantes e alguns elementos que, organizados, os esperavam. Pelo meio, na Rua de Sá da Bandeira, foi queimado um contentor do lixo.
Às 19 horas, a manifestação chegou aos Aliados e foi recebida com apupos, muitos provenientes de membros da manifestação "Contra o Fascismo, Mais e Melhor Habitação", que tinha acabado uma hora antes.