A média nacional do exame de Matemática do 9.º ano voltou a descer para negativa (47 pontos percentuais), sendo que um terço dos alunos (33%) reprovaram à disciplina. As pautas foram afixadas esta sexta-feira. A Português a média subiu para 66 pontos percentuais e os chumbos baixaram de 7 para 6%.
Corpo do artigo
A média de Português subiu de 58 para 66 pontos percentuais, sendo que cerca de 87% dos alunos conseguiram uma classificação superior a 50%. Já a Matemática voltou a terreno negativo - desde 2014, só no ano passado a média foi superior a 50 pontos percentuais (53).
No parecer emitido sobre o exame, recorde-se, a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) considerou que apesar de a prova estar conforme com o programa e metas curriculares estava "aquém do esperado para o final do ensino Básico". "A prova, tal como em 2017, é globalmente bastante acessível, sendo a maioria dos itens de resolução imediata ou complexidade reduzida", lê-se no documento.
Os resultados revelam que 52% dos alunos tiveram negativa e que 28,5% tiveram mesmo classificação inferior a 25 valores percentuais - 2346 alunos tiveram zero valores, ligeiramente mais do que os que conseguiram 100% na prova e que foram 2321.
A Português, 44,7% dos alunos conseguiram classificação superior a 70 valores percentuais.
Relativamente às taxas de reprovação, o Ministério da Educação sublinha na nota emitida esta sexta-feira que a variação relativamente a 2017 "é pouco significativa: na disciplina de Português, regista-se uma descida de um ponto percentual [de 7 para 6%], ao invés da disciplina de Matemática em que se verifica a subida de um ponto percentual [de 32 para 33%]".
Estas provas são obrigatórias para todos os alunos internos em condições de admissão (de passagem de ano), pelo que, no total, se realizaram 189266 exames.