É o melhor resultado dos alunos portugueses desde 2014: uma medalha de prata, três de bronze e duas menções honrosas nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, que este ano decorreram exclusivamente online.
Corpo do artigo
Pedro Costa Dias conquistou a medalha de prata, ficando apenas a dois pontos do ouro. As medalhas de bronze foram arrecadadas por Rui Zhu WAng, que terminou o 12.º ano, Leonardo Tavares (que bateu o recorde de melhor pontuação na primeira participação) e Tiago Marques (ambos alunos que terminaram o 10.º ano).
As olimpíadas estavam previstas para julho em São Petersburgo, na Rússia mas foram adiadas para setembro devido à covid-19. "Havia a esperança de que a pandemia abrandasse mas como isso não aconteceu foi preciso encontrar uma alternativa", explica em comunicado a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), que organiza a participação de Portugal nestas competições.
As olimpíadas decorreram totalmente em formato digital. Para esta segunda-feira está marcada a cerimónia de encerramento via Zoom.
Portugal participou pela primeira vez nas olimpíadas internacionais em 1989 e, desde então, já conquistou três medalhas de ouro (em 2011, 2012 e 2013), seis de prata, 35 de bronze e 35 menções honrosas.