"Uma viagem, dois países" é o mote para a promoção turística de Portugal e Espanha
Secretarias de Estado do Turismo de Portugal e Espanha vão assinar um compromisso para divulgar os produtos da fronteira até 2024. Profissionais vão receber formação.
Corpo do artigo
A Cimeira Luso-Espanhola vai ser palco de um compromisso entre as secretarias de Estado do Turismo de Portugal e Espanha para a implementação de uma estratégia conjunta de promoção da fronteira até 2024. A ideia é divulgar, em territórios longínquos, que uma viagem à fronteira permite conhecer dois países e ser um ponto de encontro de culturas, património, gastronomia e artesanato.
O documento referente à Estratégia de Sustentabilidade do Turismo Transfronteiriço entre Portugal e Espanha 2022-2024 tem como objetivo impulsionar "a procura ao longo de todo o ano" e a geração de riqueza para as comunidades residentes, ao mesmo tempo que preserva o património cultural e ambiental dos dois lados da fronteira.
destinos longínquos
Para isso serão desenvolvidas e melhoradas as experiências e as atrações situadas na fronteira, como o programa de castelos e fortalezas, os Caminhos de Santiago, as especialidades gastronómicas ou as aldeias históricas. O documento consultado pelo JN dá conta que estas experiências serão publicitadas "em destinos longínquos cujos turistas consideram a visita aos dois países numa única deslocação". Prevê-se a criação de plataformas de comunicação comuns, visitas de imprensa e campanhas de produto. A América do Norte e a Ásia são dois mercados que o documento cita como exemplos onde estas campanhas podem ter sucesso.
Ao mesmo tempo, para que a estratégia funcione, será desenvolvido um programa de formação de agentes no setor do turismo que visa, por exemplo, aprofundar o conhecimento dos agentes espanhóis sobre a cultura e os pontos de interesse portugueses. O contrário também acontecerá, com os agentes turísticos portugueses a aprofundarem os conhecimentos sobre o mercado espanhol.
Neste capítulo, a formação também servirá para partilhar boas práticas em matérias de sustentabilidade e digitalização. Estas duas áreas também serão alvo de projetos de investigação comuns.
Em Portugal, o turismo é o setor que mais exporta e Espanha é, há muito tempo, um mercado estratégico para o turismo nacional. É de tal forma importante, que enquanto mercado emissor, é tratado como mercado interno alargado, ou seja, um prolongamento do mercado português. As regiões espanholas com maior importância nesta área para Portugal são a Andaluzia, Estremadura, Castela e Leão e Galiza
O modelo de governação do turismo é diferente em Portugal e Espanha. No caso português, a tutela é do Ministério da Economia e do Mar e as entidades regionais de turismo detêm a competência ao nível das regiões. No caso espanhol, cada região tem autonomia dentro da estratégia nacional definida pelo Governo.