A urgência de Ginecologia e Obstetrícia e o bloco de partos do Hospital de Bragança fecham esta segunda-feira à meia-noite e só reabrem sexta-feira de manhã. A maternidade mais próxima fica a quase uma hora e meia de carro. Esta semana, outros seis hospitais estão a funcionar de forma intermitente.
Corpo do artigo
Os constrangimentos nas urgências de Obstetrícia continuam. Esta semana, há sete hospitais com fechos temporários dos serviços por falta de médicos.
A situação mais grave será em Bragança. De acordo com informação atualizada esta segunda-feira no Portal do SNS, o hospital, que integra a Unidade Local de Saúde do Nordeste, vai encerrar os serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia e o bloco de partos à meia-noite desta segunda-feira e só reabrem na sexta-feira às 8 horas.
O Hospital de Bragança fica a mais de 100 quilómetros de distância do Hospital de Vila Real, a unidade mais próxima com aquele tipo de resposta para mulheres e grávidas.
No interior, estão ainda previstos constrangimentos nos hospitais da Guarda e de Abrantes.
Na unidade da Guarda, o bloco de partos está encerrado desde as 9 horas desta segunda-feira e só reabre amanhã às 9 horas. Na sexta-feira volta a fechar entre as 9 e as 15 horas.
No Hospital de Abrantes, a urgência e o bloco de partos vão encerrar quarta-feira de manhã e só reabrem às 9 horas de quinta-feira.
No Hospital das Caldas da Rainha, a urgência e o bloco encerram no domingo, nos turnos noturno e diurno, segundo informação atualizada esta segunda-feira no portal do SNS.
Ainda na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde a crise das urgências de obstetrícia têm tido mais impacto, estão previstas dificuldades em Loures, Almada e Setúbal.
No Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, a urgência e o bloco de partos fecham sexta-feira às 20 horas e reabrem sábado às 8 horas.
No Hospital Garcia de Orta, em Almada, o serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vai encerrar quarta-feira das 8 às 20 horas e na sexta-feira no mesmo horário. No domingo volta a encerrar às 20 horas e reabre segunda-feira de manhã.
No Hospital de Setúbal, a urgência e o bloco de partos vão fechar na quinta-feira das 9 às 21 horas.