Vem aí muito frio: Proteção Civil pede cuidado no aquecimento de casa e com o gelo na estrada
Nos próximos três dias, uma massa de ar polar frio e seco vai atingir Portugal. O Natal terá temperaturas muito baixas e a noite mais fria será a de sábado para domingo.
Corpo do artigo
Em conferência de imprensa, o comandante Carlos Mata da Proteção Civil reforçou a atenção que se deve dar durante os dias mais frios à população mais vulnerável, como os idosos e as crianças. A noite mais fria vai acontecer de sábado, 26 de dezembro, para domingo, 27 de dezembro. As temperaturas nos próximos três dias podem chegar aos 0.ºC ou ser mesmo negativas. Durante o dia não devem ultrapassar os 13.ºC.
13168723
Há recomendações gerais que servem para quase todos, como o cuidado a ter no aquecimento em casa para não gerar "acumulação de gases" e outros incidentes como intoxicação ou até um incêndio. "Deve-se evitar a utilização destes dispositivos durante o sono", acrescentou o comandante da Proteção Civil.
Fora de casa, a precaução deve ser também uma regra, principalmente para os milhares de portugueses que vão fazer viagens de carro. "É preciso atenção à condução porque pode formar-se gelo nas terras mais altas e nas zonas com mais sombra, o que poderá provocar acidentes de viação", disse Carlos Mata.
A Proteção Civil não prevê a emissão de um estado de alerta, uma vez que o nível de prontidão face à massa de ar polar não deverá aumentar.