Esta é uma semana repleta de momentos importantes e muito significativos para a comunidade portuguesa no Canadá. A presença do presidente da República, que ali irá celebrar os 70 anos da emigração portuguesa para o Canadá, só por si já seria motivo de orgulho. Mas há um conjunto de eventos com profundo simbolismo.
Corpo do artigo
Movimento Perpétuo: "The Portuguese Diaspora in Canada"
A história e o retrato da diáspora portuguesa no Canadá têm um site próprio, uma plataforma na internet e uma exposição que está aberta ao público em Toronto (no Metro Hall), desde o passado dia 11 de setembro.
“Movimento Perpétuo: A Diáspora Portuguesa no Canadá” é o nome deste projeto desenvolvido pelo historiador Gilberto Fernandes, a pedido da Embaixada de Portugal no Canadá, que aborda “toda a história da emigração portuguesa no Canadá desde 1953”, mas também o desenvolvimento da comunidade e dos lusodescendentes, que vai muito para além do momento da emigração. Tudo isto acontece, não por acaso, como é óbvio, no ano em que se celebram os 70 anos da chegada dos primeiros emigrantes portugueses àquele país da América do Norte.
Com o patrocínio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa e da LiUNA Local 183, a comunidade portuguesa mostra-se com orgulho nesta história dos últimos 70 anos, que marca também, de forma indelével, a história do próprio país de acolhimento. O desafio é que quem a visite se deixe envolver pela memória destes 70 anos.
Lançamento da primeira pedra do Magellan Community Centre
No sábado dia 16, por volta do meio-dia, o presidente da República portuguesa, e toda a comitiva que o acompanha, estarão no 640 da Landsdowne Avenue, em Toronto, para presenciarem o lançamento da primeira pedra daquela que será a mais importante obra na história destes 70 anos da comunidade portuguesa residente no Canadá, o Magellan Community Centre.
Que melhor forma pode existir para honrar os que aqui chegaram primeiro, os mais velhos, do que erguer uma casa que lhes proporcionará uma velhice digna, rodeados pela sua cultura, a sua língua-mãe, a sua gastronomia? Pois é exatamente isso que será o Magellan, um Lar de cuidados continuados, culturalmente dedicado aos portugueses.
Uma necessidade sentida há muitos anos, mas que agora começa a ser mais do que um sonho: com este ato simbólico o Magellan está mais próximo de ser uma realidade. A presença de Marcelo Rebelo de Sousa e respetiva comitiva acrescenta ainda mais significado ao ato e Manuel DaCosta explicou-nos como surgiu esta oportunidade.
“O lançamento da primeira pedra do Magellan Community Centre - o Ground Breaking Ceremony – estava já previsto há muito tempo, mas aconteceram uns certos atrasos. Entretanto, tivemos a felicidade de a visita do senhor presidente calhar de ser na mesma altura em que tínhamos pensado fazer esta cerimónia e então ajustámos as datas para que fosse possível contarmos com a presença do chefe de Estado português", afirmou.
Visita e Jantar na LiUNA Local 183
Também no sábado, mas ao fim do dia, Marcelo vai conhecer de perto uma das organizações mais poderosas no Canadá – a LiUNA Local 183, um sindicato de trabalhadores da construção que conta com mais de 70 000 membros e que é liderado por Jack Oliveira – um português, nascido na Murtosa, que chegou ao Canadá aos 12 anos e que tem um reconhecido trabalho de defesa dos trabalhadores da construção no Ontário.
A Local 183, para além de tudo o mais, tem desenvolvido um trabalho essencial de apoio às organizações luso-canadianas ligadas à cultura ou à área social, garantindo em grande medida a sua subsistência.
Visita à Luso Canadian Charitable Society
Outra instituição portuguesa que vai receber a visita do presidente Marcelo é a Luso Canadian Charitable Society. A visita está agendada para domingo, dia 17, à tarde. Esta organização de apoio social, com um trabalho fantástico na área de apoio aos cidadãos com deficiência, é um dos exemplos da capacidade da comunidade de se juntar em torno de causas que valem a pena.
Neste ano em que se celebra a chegada do navio Saturnia a Halifax, no dia 13 de maio de 1953, a comunidade portuguesa residente na Grande Área de Toronto tem sido visitada por diversos políticos portugueses – o presidente da Assembleia da República, membros do Governo, deputados da Assembleia da República e agora o presidente da República.
Manuel DaCosta grande promotor do programa comemorativo dos 70 Anos, realça o que, na sua opinião, pode significar este interesse político relativamente a esta comunidade residente do outro lado do Atlântico. “Acho que é uma forma de os políticos portugueses reconhecerem a importância do futuro da emigração para o próprio país, Portugal. Deste modo, podemos demonstrar aos políticos que estamos bem integrados aqui, somos considerados e que vamos continuar a lutar pela nossa cultura fora de Portugal”.
(*) Jornalista do Milénio Stadium