O Jogo ao Vivo

Governo

"Maior compra da história da CP". Comboios novos começam a circular em 2026

"Maior compra da história da CP". Comboios novos começam a circular em 2026

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, anunciou, esta quinta-feira, a "maior compra da história da CP".

O governante disse, na conferência após o Conselho de Ministros, que a CP vai comprar 117 automotoras elétricas: 62 para serviço urbano (34 na zona de Cascais, 16 para as restantes linhas da Área Metropolitana de Lisboa e 12 para reforço dos serviços urbanos do Porto) e 55 para o serviço regional".

Nesta aquisição, o Governo vai gastar 819 milhões de euros.

O objetivo é "substituir material obsoleto, dar resposta à procura presente que hoje já coloca uma grande pressão da procura", recordando ainda que se soma a este procedimento mais 22 comboios, cujo concurso tinha sido lançado há algum tempo, adjudicadas à empresa suíça Stadler.

"Vamos fazer a maior compra da historia da CP e usar essa compra como catalisador para promovermos um novo setor em Portugal: um setor ferroviário", continuou o governante.

Além disso, vai ser criado um centro de competências ferroviário, que ficará localizado em Guifões, Matosinhos, perto das oficinas da CP e será fundado por operadores públicos.

O ministro recordou que o Governo quer "começar a preparar o próximo ciclo de investimentos na área de ferrovia".

PUB

Segundo Pedro Nuno Santos, o primeiro comboio deverá chegar em 2026 e a totalidade das composições estará em circulação em 2029.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG