ECDC

Centro Europeu pede para se tratar a covid-19 como gripe

Centro Europeu pede para se tratar a covid-19 como gripe

Centro europeu pede mudança de estratégia no futuro, para que países não vivam eternamente em emergência de saúde pública.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla em inglês) está a pedir aos países europeus para considerar uma mudança de estratégia no tratamento da covid-19: passar a monitorizá-la como se fosse o vírus da gripe.

No caso de Portugal, isso poderia significar passar a ter dados atualizados semanalmente e não diariamente, como acontece, neste momento, com os boletins diários da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Fonte do ECDC disse ao jornal espanhol "El País" que os países devem "fazer a transição de um sistema de vigilância de emergência para outros mais sustentáveis ​​e orientados para objetivos".

Um pouco por toda a Europa, os governos têm reduzido os períodos de quarentena e de isolamento, em virtude das maiores taxas de vacinação.

Espanha vai mudar

Em Portugal, é o Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge (INSA) que faz a monitorização semanal do vírus da gripe. O JN contactou o INSA, a DGS e o Ministério da Saúde sobre se estaria a ser ponderada uma mudança de estratégia, mas ainda não obteve resposta.

PUB

Em Espanha, o Governo já terá finalizado um sistema para mudar a monitorização da covid-19.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG