Eutanásia

Federação pela Vida já tem assinaturas para pedir referendo

Federação pela Vida já tem assinaturas para pedir referendo

Petição, que tem mais de 70 mil subscritores, ainda sem data para entrega no Parlamento.

Eram necessárias 60 mil mas a Federação pela Vida (FPV) já conseguiu cerca de 74 mil assinaturas para entregar na Assembleia da República um pedido de convocação de um referendo sobre a eutanásia. Ainda assim, o processo de recolha de assinaturas para a petição vai continuar, sem data prevista para conclusão.

Segundo um comunicado da FPV, até ao passado dia 7, tinham sido contabilizadas 76.124 assinaturas. No entanto, dessas, a federação considera inválidas cerca de duas mil, adianta, ao JN, o seu vice-presidente António Pinheiro Torres.

Ainda assim, já foram recolhidas muito mais do que as 60 mil necessárias para se avançar com uma petição, pedindo um referendo à eutanásia, com a seguinte pergunta: "Concorda que matar outra pessoa, a seu pedido, ou ajudá-la a suicidar-se deve continuar a ser punível pela lei penal em qualquer circunstância?".

"Ainda há muitas pessoas que manifestaram gosto em assinar a iniciativa", justifica, assim, Pinheiro Torres porque ainda não há uma data prevista para a entrega da petição no Parlamento.

PSD analisa na quinta-feira

PUB

Um referendo à eutanásia tem criado polémica no PSD. Apesar de ser público que Rui Rio se opõe a uma consulta popular, esta quinta-feira, vai ser discutido em reunião da bancada um projeto de resolução do ex-líder da JSD, Pedro Rodrigues.

O documento ainda não foi dado a conhecer ao líder do PSD mas já foi entregue a todos os deputados do partido.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG