O PS já escolheu a maioria dos cabeças de lista e volta a apostar em ministros para lugares cimeiros.
Corpo do artigo
O secretário-geral-adjunto do PS, José Luís Carneiro, é o escolhido para liderar a lista do círculo eleitoral de Braga às eleições de 30 de janeiro. O JN confirmou que a escolha está fechada, tal como sucede com António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que sobe do terceiro para primeiro lugar na lista de Leiria.
A maioria das distritais só aprova amanhã os nomes das listas candidatas pelo PS, mas os cabeças de lista são escolhidos por António Costa e só na próxima segunda-feira é que a Comissão Política Nacional ratifica todos os candidatos. No entanto, há muitas listas cujo primeiro nome o JN já conseguiu confirmar.
José Luís Carneiro, número dois do partido, natural de Baião e eleito três vezes pelo Porto, desta vez lidera a lista de Braga, o que é bem aceite pela distrital, dado que foi um dos nomes propostos pela estrutura local. Sónia Fertuzinhos, que liderou a lista por Braga em 2019, sai da Assembleia da República ao fim de 16 anos.
António Lacerda Sales, que se destacou nas conferências de imprensa relativas à pandemia, sobe para número um em Leiria e substitui Raul Castro. Lacerda Sales é também o presidente da distrital de Leiria e foi candidato à Assembleia Municipal em setembro.
Vários ministros
Entre as escolhas de António Costa há várias reconduções e muitos governantes. Sem surpresa, Pedro Nuno Santos encabeça a lista de Aveiro, Ana Mendes Godinho repete o número um da Guarda, Alexandra Leitão também volta a liderar a lista em Santarém, tal como Marta Temido que repete o lugar por Coimbra e a líder parlamentar, Ana Catarina Mendes, por Setúbal.
A estes junta-se Ana Abrunhosa em Castelo Branco, tal como o JN noticiou ontem.
A primeira Federação Distrital a aprovar uma lista de candidatos foi a de Viana do Castelo, ontem à tarde. No caso, aprovaram os nomes do número dois ao número seis, pois o cabeça de lista é escolhido por António Costa. O JN sabe que é Tiago Brandão Rodrigues, atual ministro da Educação que já encabeçou a lista vianense em 2019, o que significa que é uma escolha pacífica. Os nomes seguintes foram os aprovados pela distrital.
Em número dois vai a secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, e em número três figura o ex-presidente da Câmara de Viana, José Maria Costa. A escolha do ex-autarca é a grande novidade. As deputadas Anabela Rodrigues e Dora Brandão vão em quarto e quinto, respetivamente, ao passo que o número seis é Pedro Armada, de Ponte de Lima. A distrital do Algarve também aprova hoje os nomes e as restantes aprovam amanhã, com exceção de Lisboa.
Costa em Lisboa
Tal como em 2019, António Costa encabeça a lista por Lisboa. Os restantes nomes da capital só serão aprovados pela distrital na segunda-feira, horas antes da reunião da Comissão Política Nacional que vai ratificar as listas.
Porto em aberto
O nome que vai encabeçar a lista do PS pelo Porto ainda não está fechado por António Costa. Alexandre Quintanilha, número um em 2017 e 2019, é uma hipótese, mas não está confirmado. Francisco Assis é pouco provável.