Marcelo cancela ida a Espanha para estar nas cerimónias fúnebres de Feytor Pinto
O presidente da República cancelou a sua ida a Tenerife, nas Canárias, em Espanha, a um encontro de ministros da Justiça, com o rei Felipe VI, para poder estar nas cerimónias fúnebres do padre Feytor Pinto.
Corpo do artigo
Esta informação foi avançada por fonte oficial da Presidência da República.
Marcelo Rebelo de Sousa iria deslocar-se, esta quarta-feira, para a ilha de Tenerife para participar no primeiro encontro de ministros da Justiça ibero-americanos e dos países de língua oficial portuguesa, conjuntamente com o rei de Espanha, Felipe VI.
14191799
O padre Vítor Feytor Pinto, antigo responsável pela Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, morreu esta quarta-feira, aos 89 anos.
Numa mensagem de pesar, o presidente da República recorda-o "já com saudade" e considera que com a sua morte "desaparece uma das figuras mais importantes da Igreja Católica Portuguesa nos últimos cinquenta anos", que "não precisou sequer de pertencer à hierarquia para ter influência decisiva em momentos essenciais da afirmação da mensagem cristã".
Marcelo Rebelo de Sousa "homenageia ainda o homem, o mestre pela palavra e pelo exemplo, o cidadão, o português, apresenta os seus mais emocionados sentimentos aos seus familiares" e afirma que tinha com o padre Feytor Pinto "uma muito antiga amizade, que os anos mais recentes tornaram ainda mais forte".
14193195
Em Tenerife, o presidente da República iria participar num encontro inédito que junta a Conferência de Ministros da Justiça dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CMJPLOP) e a Conferência de Ministros da Justiça dos países Ibero-Americanos (COMJIB).
A CMJPLOP tem a sua origem num acordo de cooperação assinado em setembro de 1992 em São Tomé e Príncipe e é constituída por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Por seu lado, COMJIB é uma organização intergovernamental internacional criada em 1992, que reúne os ministérios da Justiça e instituições similares dos 22 países da Comunidade Ibero-Americana: 19 da América Latina de língua portuguesa e espanhola e ainda Espanha, Portugal e Andorra, na Península Ibérica.
Portugal e Brasil são os únicos países que fazem parte das duas comunidades.