Autoridades de saúde canadianas confirmam um total de 31 casos numa tripulação de 39. Outro navio de pesca de Aveiro tem cinco casos.
Corpo do artigo
13925714
Há 23 novos casos positivos de covid-19 entre a tripulação do navio de pesca português "Princesa Santa Joana", que está ancorado há uma semana na baía de Conception, perto do porto de St. John's. A outra embarcação, do mesmo armador, que atracou anteontem no Canadá, tem cinco doentes confirmados.
De acordo com a imprensa canadiana, o Departamento de Saúde da província de Terra Nova e Labrador confirmou 23 novos casos a bordo do "Princess Santa Joana", que se somam aos oito já conhecidos. A informação eleva, assim, para 31 o número de infetados, num navio que tem uma tripulação de 39 efetivos.
Aquele Departamento de Saúde referiu, ainda, que toda a tripulação está a ser testada. O tripulante em estado mais grave continua hospitalizado. Os restantes estarão a bordo em isolamento.
13939767
Em isolamento
Segundo informação ao JN da Direção-Geral de Saúde (DGS), que não menciona o número de casos positivos, o comandante do "Princesa Santa Joana" tem enviado "o registo e a evolução dos casos dos tripulantes com regularidade".
"Os tripulantes que testaram positivo necessitam de 10 dias para poderem ter alta e os que estão em isolamento por contacto com casos positivos necessitam de 14 dias de confinamento", acrescenta esta autoridade de saúde portuguesa.
Na outra embarcação, o "Santa Cristina", a DGS aponta informações veiculas pelo comandante do navio para referir a existência de cinco casos positivos de covid-19. "Por informação do Comandante do navio neste momento existem 5 casos positivos, que já foram observados e retornaram a bordo", referiu a DGS.