
O Youtube lidera com 7,12 milhões de utilizadores em Portugal
DR
Em cinco anos, quase dois milhões de pessoas aderiram a pelo menos uma rede social. Passam em média 2.30 horas/dia.
Corpo do artigo
Em janeiro de 2022, havia 8,5 milhões de utilizadores ativos de redes sociais em Portugal, o equivalente a 83,7% da população portuguesa. São mais 700 mil pessoas (+9%) face ao período homólogo do ano passado (7,8 milhões). É o segundo maior aumento desde 2014, apenas superado pelo acréscimo de 800 mil utilizadores de 2020 para 2021. Os dados são do relatório anual global Digital 2022, divulgado pela Hootsuite e pela Kepios, e revelam que, em cinco anos, mais quase dois milhões de pessoas aderiram a, pelo menos, uma rede social em Portugal: em janeiro de 2018, eram 6,6 milhões os utilizadores ativos de plataformas sociais. Hoje é o Dia Mundial das Redes Sociais.
Segundo o "relatório-mãe" das redes sociais, o YouTube lidera com 7,27 milhões de utilizadores em Portugal e é seguido por duas plataformas da empresa Meta: Facebook, com 5,95 milhões, e do Instagram, com 5,40 milhões. Seguem-se o Facebook Messenger, o LinkedIn, o TikTok e o Pinterest. Os últimos lugares são ocupados pelo Twitter e Snapchat. De acordo com o documento, os números refletem o público potencial que pode ser alcançado com anúncios.
guerra faz crescer twitter
Paulo Rossas tem monitorizado com detalhe o número de utilizadores nas redes disponibilizado pelas empresas detentoras de plataformas sociais. "Como não há uma entidade que faça a regulamentação destes dados, e como isto é um negócio, as empresas podem dizer o que quiserem", afirma o diretor de inovação da Lisbon Digital School. No entanto, "são os números que temos" e são claros: "desde outubro, houve um crescimento de cerca de dois milhões de utilizadores no Instagram. Assim como no TikTok". Acrescenta que desde que começou a guerra na Ucrânia, o Twitter cresceu meio milhão. "Já o Facebook não cai e continua a crescer, mas agora num target muito mais velho", afirma.
Segundo o diretor-executivo da Kepios, o crescimento de utilizadores continuou a ser na ordem dos dois dígitos (10,1%) no último ano. "Os dados mais recentes indicam-nos que 424 milhões de utilizadores iniciaram, a nível global, a sua jornada nas redes sociais no ano passado, o que equivale a uma média de mais de um milhão de novos utilizadores por dia. É expectável que as taxas de crescimento comecem a desacelerar nos próximos anos", admite Simon Kemp, excluindo que o crescimento seja efeito da covid. "Qualquer pessoa que estivesse em dúvida se devia criar redes sociais antes da pandemia teria maior probabilidade de o fazer durante os primeiros dias do confinamento, em 2020, do que agora", diz.
A nível global, o Facebook lidera o ranking, seguido do YouTube, Instagram e Wechat (ver infografia). Apesar de não detalhar, o relatório dá conta que o WhatsApp tem 2 mil milhões de utilizadores ativos mensais globais. Como a China representa cerca de 20% do total de utilizadores de Internet do Mundo, não é surpreendente que outras redes sociais chinesas figurem nos rankings: é o caso da QQ, da Sina Weibo ou da Kwai.
Duas horas e 28 minutos é o tempo médio diário gasto nas redes em Portugal. Já 6,7 é o número médio de redes sociais usadas a cada mês por cada utilizador. Manter o contacto com a família e amigos (65,5%), preencher o tempo livre (55,6%) e ler notícias (50,5%) estão entre as principais razões apontadas. Entre as contas mais seguidas destacam-se as de amigos, família e conhecidos (66,7%), bandas, cantores e músicos (40,5%) e atores, comediantes e performers (38,2%).
Saber mais
Mulheres dominam
Segundo o relatório Digital 2022, o Pinterest é a rede social mais frequentada por mulheres. Ao todo, 78,4% dos utilizadores são do sexo feminino. No Facebook, o "Jornal de Notícias" é o órgão de comunicação social português com mais seguidores: 2,2 milhões.
Ronaldo top no Insta
Cristiano Ronaldo continua a ser a personalidade mais seguida do Instagram com 461 milhões de seguidores. Khaby Lame tornou-se, há menos de uma semana, o criador de conteúdo com o maior número de seguidores no TikTok: o senegalês de 22 anos tem atualmente 144,7 milhões.

