A 24 de fevereiro deste ano, o exército russo invadiu a Ucrânia. Os ucranianos resistiram ao exército agressor e, agora, depois de 300 dias e pelo menos 6755 civis mortos, estão no contra-ataque. No pico do inverno, as forças russas atacam infraestruturas de energia, deixando milhões de ucranianos entregues ao frio e à escuridão.
Corpo do artigo
O presidente ucraniano apelou a um apagão solidário mundial amanhã às 20 horas locais (18 horas em Portugal). Além de apoio à causa ucraniana, a campanha #LightUpUkraine quer arrecadar pelo menos dez milhões de dólares (cerca de 9,4 milhões de euros) para comprar mil geradores elétricos para os hospitais ucranianos. A Câmara do Porto já anunciou que as luzes dos Paços do Concelho e da árvore de Natal dos Aliados se irão apagar por 30 minutos. Monumentos de todo o mundo, como o Rockefeller Center em Nova Iorque, a Trafalgar Square em Londres ou a Câmara Municipal de Paris devem juntar-se à iniciativa.
Em Portugal, o apagão é outro. É demográfico. Apenas seis municípios conseguiram ganhar crianças na última década. E só metade destes aumentaram o peso dos jovens na população total. Ao todo, de 2011 a 2021 Portugal perdeu 241 mil crianças entre os 0 e os 14 anos. Pode ainda não ser um apagão, mas é certamente um desvanecimento.
A esperança de Manuel Pinho em esperar pelo julgamento em liberdade também se apagou. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou um novo "habeas corpus" entregue pela defesa do ex-ministro da Economia no processo das rendas excessivas da EDP. Pinho, que está há dez meses em prisão domiciliária, assim vai continuar por mais um tempo.
Uma jovem de 20 anos sofreu um "apagão" nesta madrugada em Vila Nova de Gaia. A rapariga estaria a levantar 10 euros numa caixa multibanco em Pedroso quando foi abordada por quatro ladrões. Enfrentou-os e, com a emoção e o medo, perdeu os sentidos. Quando acordou estava numa zona de mato, em Sandim, a alguns quilómetros de distância. O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária.
Do outro lado do Atlântico, o ator Thiago Rodrigues também terá sofrido um apagão após sair ébrio de uma festa no Rio de Janeiro. Na semana passada, o ator de telenovelas publicou fotografias de uma lesão na cabeça, queixando-se que tinha sido agredido selvaticamente por um grupo de assaltantes. Todavia, imagens de videovigilância mostram que o ator se magoou sozinho ao cair de costas quando se tentava sentar numa grade.
Quem também parece estar em queda é Cristiano Ronaldo. Depois de passar pelos campeonatos inglês, espanhol e italiano e após uma eliminação sem honra nem glória do Campeonato do Mundo, o capitão luso está sem clube. O jornal espanhol Marca insiste que CR7 irá assinar pelo Al-Nassr, da Arábia Saudita a troco de muitos milhões de euros. A confirmar-se, será o apagão competitivo do "bicho".