A luta dos professores prosseguiu, esta terça-feira, dia em que o presidente da República veio dizer que o famoso questionário de 36 perguntas a preencher por candidatos a governantes deve ser aplicado a todos os que já estão em funções. Não há "dispensas" e todos devem ir a exame, diz Marcelo. Mesmo quando aulas é coisa que continua a não haver em muitas escolas devido à greve dos docentes.
Corpo do artigo
Marcelo disse, esta terça-feira, que o questionário anunciado por António Costa para avaliar as candidaturas a cargos governativos devem ser aplicadas mesmo aos que já integram o Executivo. "Protege a democracia", justificou o presidente.
Exames e testes são coisas que preocupam, por estes dias, muitos pais, que receiam pelo aproveitamento dos filhos no final do ano letivo, que ficará, certamente, marcado pelas greves de professores. Esta terça-feira, Aveiro foi palco do descontentamento dos docentes, cansados de trabalharem sem apoios, sem margem de progressão e, muitas vezes, deslocados dos locais onde habitam.
Mas este foi um dia também marcado por uma notícia que, não fosse a tão tradicional burocracia à portuguesa, a muitos surpreenderia pelo hiato de tempo que representa. Caso para dizer: custou, mas foi: três anos depois, Entidade para a Transparência tem presidente e sede.
Transparência e rigor são, aliás, dois aspetos que, muitas vezes, olhados de esguelha pela população em geral e sobretudo pelos contribuintes. Num país, onde a expressão "contas certas" tem sido repetida incessantemente, ficou esta terça-feira a saber-se que o Tribunal de Contas vai avançar com uma auditoria à TAP, após as notícias vindas a público sobre a companhia aérea.
O comum dos contribuintes não ficará, por certo, indiferente ao que este relatório pode trazer de novo. Para já, a TAP mantém-se em ritmo de cruzeiro, mas os radares deixam adivinhar a aproximação de zonas de turbulência.
Turbulência e confusão marcaram também esta terça-feira em Lützerath, na Alemanha, onde a famosa ativista sueca, Greta Thunberg, foi detida pela polícia, durante um protesto para impedir que a vila fosse despejada para aumentar a exploração de carvão. Veja aqui o vídeo
Voltando a território nacional, há ainda a destacar a solidariedade de que mais uma vez os leitores do JN deram prova, com muitos a manifestarem a intenção de ajudarem o casal de desempregados que vive há um mês no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. A jornalista Marta Neves conta-lhe tudo aqui.
Outra nota em destaque nesta terça-feira foi a chegada dos primeiros nevões do ano às serras mais altas do Norte e Centro de Portugal continental. Gerês, Larouco, Nogueira, Marão, Montemuro e Estrela estão já pintadas de branco.
Quando lá por fora, as notícias chocantes continuam a chegar da terrível guerra na Ucrânia, por cá, uma das "batalhas" mais antigas dos tempos modernos - a sinistralidade rodoviária - conhece updates que asseguram um toque de atualidade. Esta terça-feira ficou a saber-se que, no ano passado, aumentaram significativamente os feridos em acidentes com trotinetes. E, pasme-se, em 2022 foram detidos 58 condutores destes veículos com excesso de álcool, quase o dobro em relação a 2021, revelou a PSP no seminário "Mobilidade Ativa: Futuro em Segurança.
Boas leituras e um conselho que deve ser mesmo levado a sério por estes dias: proteja-se do frio.