Agostinho Alves guarda as vacas num lameiro junto a Lamas de Ôlo. Os olhos estão postos no fumo do incêndio que ainda ronda esta aldeia de Vila Real, no topo da Serra do Alvão. Mas já não está preocupado com o lume, que perdeu força. Apreensão, agora, só com o futuro: "O pior ainda está para vir. Com tudo queimado, as chuvas do inverno vão arrastar as terras, as pedras vão ficar ao léu e isto nunca mais dará pasto".
Corpo do artigo
Esta declaração, ao JN, na penúltima semana de agosto, quando um incêndio destruiu milhares de hectares de mato e floresta naquela serra e noutras zonas de Vila Real, é própria de quem, aos 74 anos de idade, sabe bem o que sucede quando começa a chover nas áreas rurais destruídas pelo fogo. Sem vegetação, não há como segurar as terras nos montes e calhando a haver dilúvio é quase certo que haverá enxurrada e as pedras ficarão ao léu.
O que a água arrastar há de ir parar aos vales. Foi o que aconteceu na madrugada desta terça-feira no concelho de Manteigas, causando imensos prejuízos na freguesia de Sameiro. As autoridades locais já tinham alertado o Governo para o que poderia acontecer depois do incêndio que devastou a Serra da Estrela em agosto. Só não imaginavam que fosse preciso esperar tão pouco. Agora, o presidente da Câmara de Manteigas pede apoio ao Governo, pois os estragos são muitos e ainda não foram contabilizados todos. O mau tempo atingiu vários concelhos do país e, em Oeiras, um homem ficou ferido com gravidade depois de ter sido arrastado por uma enxurrada.
Os trabalhos de remoção de detritos e limpeza no Sameiro ainda vão dar pano para mangas. Para muitas mais e compridas mangas deu o processo dos incêndios de Pedrógão Grande que, em 2017, mataram 66 pessoas e feriram muitas outras. Esta tarde, o Tribunal de Leiria decidiu absolver de todos os crimes os 11 arguidos que tinham sido acusados pelo Ministério Público.
Por falar em crime, um que está a ser cada vez mais recorrente é o da pirataria informática. Agora o alvo foi a TAP. O grupo de hackers Ragnar Locker publicou informações de clientes da transportadora aérea como moradas, contactos telefónicos e datas de nascimento. Mais: ameaça divulgar até 1,5 milhões de dados pessoais.
Porque nem só más notícias se faz esta jornada, revelamos que o programa de apoio ao pagamento da renda Porta 65 Jovem aprovou 3240 candidaturas referentes ao período de abril. É um recorde. O programa paga até 50% da renda de um imóvel a jovens ou casais até 35 anos de idade.
Fernando Araújo, presidente do Hospital de S. João, no Porto, era um dos nomes apontados à sucessão de Marta Temido na principal cadeira do Ministério da Saúde, mas a escolha acabou por recair em Manuel Pizarro. Esta terça-feira soube-se que Araújo foi convidado para assumir o cargo de diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde. Já houve conversações com o Governo sobre o assunto, mas ainda não aceitou.
E no dia em que arrancou o ano letivo 2022/2023 para 1,3 milhões de crianças e jovens do ensino público, vale a pena espreitar este explicador para saber o que muda.