Respostas robustas, suspensões e um cabo que nos alimenta a esperança
O dia começou tenso. Não bastasse a guerra na Europa, há mais conflitos à vista neste mundo militarizado. Seguimos, atentos, enquanto as ameaças sobrevoam oceanos. Por cá, o doping no ciclismo mereceu sanção pesada.
Corpo do artigo
Depois da Coreia do Norte ter disparado um míssil balístico que sobrevoou parte do território japonês, os Estados Unidos fizeram saber que estão a preparar com o Japão e a Coreia do Sul uma "resposta robusta". O disparo deste projétil obrigou à evacuação de alguns edifícios habitacionais e à suspensão temporária da circulação ferroviária, alertas que os japoneses não ouviam há cinco anos.
No desporto, mão pesada nos processos de doping que envolviam sete atletas da W52-FC Porto. A Autoridade Antidopagem de Portugal aplicou uma pena de suspensão de sete anos a João Rodrigues, vencedor da Volta a Portugal de 2019 e da Volta ao Algarve de 2021. Outros seis ciclistas da equipa receberam sanções de três anos.
E por falar em suspensões, a partir de agora também as há para quem anda nos céus. A KLM e a Transavia decidiram que vão banir, por cinco anos, os passageiros que apresentem comportamentos inadmissíveis - por exemplo, violência física contra a tripulação - a bordo ou em terra. As duas empresas, do grupo Air France-KLM, são as primeiras a tomar tal atitude mas esperam ser seguidas por outras companhias áreas.
Nos últimos dias, centenas de estudantes universitários têm passado horas à porta das lojas Andante, para renovar o passe sub-23. É certo que podiam ter tratado do assunto com antecedência, mas são estudantes... e sempre foi assim. Em pleno século XXI, com a maioria dos serviços à distância de um clique, é difícil explicar por que razão ainda não há uma aplicação que permita estas renovações online. E fica ainda mais difícil de entender quando se percebe que, afinal, até existe, mas é só para alguns.
Se é daqueles que passa os dias a "pedinchar" um carregador porque o seu telemóvel ficou sem bateria e nunca encontra o cabo certo, então esta notícia é para si. O Parlamento Europeu acaba de aprovar uma lei que estabelece a implementação até ao final de 2024 de uma solução única para alimentar telemóveis, tablets, "e-books", câmaras digitais, consolas de jogos e auscultadores. O cabo USB-C foi o escolhido para carregador universal. Os computadores portáteis só terão de cumprir as novas normas em 2028.